0218 - She Don't Use Jelly - Ben Folds Five [1997]

Se existe uma banda pela qual lamento muito por ter chegado prematuramente ao fim é o Ben Folds Five. O trio lançou três ótimos álbuns (de material inédito) entre 1995-99 e todos os videos de apresentações ao vivo que vejo me deixam de boca aberta. Atualmente, o multi-instrumentista Ben Folds está em uma bem-sucedida carreira solo, sendo seu último trabalho, Lonely Avenue (2010), uma parceria com o escritor britânico Nick Hornby. O baterista Darren Jessee lidera o grupo indie Hotel Lights, enquanto o baixista Robert Sledge criou The Bob Sledge Band.

Sendo fã das melodias perfeitas, e muitas vezes engraçadinhas, do Ben Folds Five, torço um pouco o nariz para grupos como The Flaming Lips. Em atividade desde 1983, a banda do estado norte-americano de Oklahoma conta com apenas dois integrantes remanescentes: o vocalista e guitarrista Wayne Coyne e o baixista Michael Ivins. Os demais saíram da banda e deixaram a vaga para outros músicos.

Apesar de ser uma banda alternativa, The Flaming Lips emplacou uma música nas rádios norte-americanas em 1993 que até hoje é a mais conhecida de seu repertório: She Don't Use Jelly. Lembro-me de que o videoclipe dessa canção era presença obrigatória em finados programas da MTV Brasil sobre rock e sucessos dos anos 1990. Mas como o video do Ben Folds Five foi tirado de uma apresentação ao vivo, achei justo colocar um semelhante dos Lips - acredito que tenha sido feito no programa do David Letterman, se bem que o palco se parece muito com o do Saturday Night Live.


Em 1997, o Ben Folds Five participou do Lounge-A-Palooza, um álbum com versões estilo louge que traz vários artistas dos anos 1990 tocando de uma maneira mais calminha. O resultado da cover deste post é uma mistura de Burt Bacharach com... Ben Folds Five. Uma curiosa releitura de She Don't Use Jelly com Folds, Jessee e Sledge se revezando nos vocais, fazendo um jazz-pop-rock despretensioso e altamente melódico. A apresentação do video foi realizada em 1997 e pode ser encontrada no DVD Ben Folds Five – The Complete Sessions at West 54th, lançado em 2001.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. que gás esse feriadão, hein, Lu? rs eu acho q é a idade, mas não lembro dessa música nem do clipe original do flaming lips rsrs

    ResponderExcluir