0219 - Another Brick In The Wall - Class Of '99 [1999]

A grande maioria dos posts publicados aqui no 1001 Covers são baseados no gosto pessoal e nas referências de cada autor. Eu, por exemplo, costumo escrever mais sobre os artistas pelos quais tenho grande admiração. Este top cover, entretanto, é uma exceção, até pela cover, que não julgo grande coisa, mas como deixar fora um dos últimos trabalhos de Layne Staley (1967-2002), vocalista da banda grunge Alice In Chains?

Em 1999, o diretor Robert Rodriguez, responsável pelo guilty pleasure Um Drink no Inferno, lançou um filme de horror ruim e esquecível chamado Prova Final (The Faculty). Os únicos atrativos dessa produção B são o elenco (com Elijah Wood, Josh Hartnett, Clea DuVall, Salma Hayek, Famke Janssen e Jon Stewart) e a trilha sonora (com Garbage, Oasis e Sheryl Crow).

Mas o que realmente atraiu a atenção, principalmente dos roqueiros, foi a cover de Another Brick In The Wall feita por um grupo chamado Class of  '99. Trata-se de uma reunião de músicos consagrados para uma nova roupagem para o clássico de Pink Floyd: o já mencionado Layne Staley nos vocais, Tom Morello (Rage Against the Machine e Audioslave) na guitarra, Stephen Perkins (Jane's Addiction) na bateria, Martyn LeNoble (Porn For Pyros) no baixo e Matt Serletic (produtor de, entre outros, Matchbox Twenty e Joe Cocker) nos teclados.

A música de Pink Floyd dispensa apresentação. Lançada em 1979, faz parte do álbum The Wall e do filme Pink Floyd The Wall (1982, dir. Alan Parker), um cult instantâneo graças ao nome do supergrupo de rock progressivo.


Se as crianças que aparecem no videoclipe baseado em Pink Floyd The Wall se rebelam contra o "sistema", por que não fazer o mesmo com o clipe da trilha sonora de Prova Final? E, assim, jovenzinhos revoltados por serem perseguidos e abduzidos por professores alienígenas dão o seu recado furioso ao som da versão feita pelo Class of  '99, um rock mais pesado, com riffs e batidas fortes. A voz de Staley não decepciona, mas os novos arranjos, que parecem ter sido feitos sob medida para a molecada roqueira da década de 1990, não fazem jus ao clássico do Pink Floyd.

Anômima

2 comentários:

  1. Também prefiro a original. Sabe alguém quem eu acharia interessante fazendo um cover numa levada meio grunge pra essa música? Dave Grohl e seu Foo Fighters. :)

    ResponderExcluir
  2. nossa, essa é do meu tempo e eu já não lembrava dela rs stanley tinha uma super voz! q Deus o tenha...

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!