0221 - Goin' Blind - Dinosaur Jr [1994]

Meu primeiro contato com a banda Kiss foi na época da faculdade. Um amigo da república onde morava gostava muito de rock, principalmente das bandas de surf music australiana, isto é, Hoodoo Gurus, Spy vs.Spy, Ganggajang e Men At Work. Em seu CD Player (nossa, como eu to me sentido velho agora) sempre havia uma banda ou uma música interessante para nos mostrar na república.

Certa vez este meu amigo levou para república algo diferente: um CD do Kiss, o MTV Unplugged. Lembro-me de te-lo ouvido a semana inteira, repetidamente, manhã e noite. Basicamente, até aquele momento, meu conhecimento sobre a banda dos homens mascarados era proporcionalmente igual aos meus conhecimentos na época sobre as Equações de Maxwell para o Eletromagnetismo – ou seja, nada ou quase nada. Só sabia que eles faziam um som mais puxado para o hard rock e que eles botavam pra quebrar nos shows.

Mas, enfim, foi graças àquele CD – e a maratona Kiss que se perpetuou pelos quatro cantos daquele antro – que vim a me interessar mais pela Kiss e que acabou me retirando da escuridão completa sobre a banda. Podem acreditar, mas eu nem ao menos sabia que o super hit Rock And Roll All Nite era de autoria daqueles caras. E o mais interessante de tudo aquilo foi ter descoberto a música Goin’ Blind, uma das mais bonitas e platônicas que Gene Simmons (vocalista principal e baixista), com a ajuda de Stephen Coronel, já escreveu.

Originalmente lançada no segundo álbum da banda, o Hotter Than Hell de 1974, Goin’ Blind é uma balada com letra e melodia fáceis de serem memorizadas. Em nada a canção, que fala de um amor impossível, se parece com os outros rebentos da banda como Detroit Rock City, C'mon And Love Me ou mesmo Rock And Roll All Nite – todas muito mais puxadas para o metal / hard rock. A versão de Goin’ Blind do álbum Unplugged é a minha favorita por ser aquela que retirou um certo preconceito que eu tinha do Kiss, além ser um belíssimo registro ao vivo desta canção.


Assim como o Kiss, o Dinosaur Jr. era totalmente algo totalmente desconhecido para mim. Até mais ou menos 1999, quando comecei a me embrenhar mais no rock alternativo norte-americano, a única coisa que eu havia ouvido do Dinosaur Jr. era a cover de Just Like Heaven do Cure. Naquele mesmo ano, consegui uma cópia em mp3 de algumas músicas da banda Sebadoh – do baixista da formação original do Dinosaur Jr., Low Barlow – e da música Feel The Pain, lançada no disco de 1994, Without A Sound.

Somente em 2007 – em condições de utilizar uma banda larga de qualidade – voltei a ouvir a banda fundada por J Mascis devido as boas críticas que o então recém lançado disco Beyond havia recebido. Foi nesta mesma época que decidi baixar a discografia da banda e descobri que o Dinosaur Jr. não havia apenas gravado uma cover de Just Like Heaven, como também, uma excelente versão de Goin’ Blind feita para o disco tributo intitulado Kiss My Ass: Classic Kiss Regrooved de 1994 - que alíás poderia fazer parte de nossa Cover Records.

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. brigada! voltou! não conhecia a música e gostei das duas versões! só q a do dinossaur jr pareceu mais pesada ou é só pq a do video do kiss está na versão acústica?

    ResponderExcluir