0222 - I Won't Back Down - Johnny Cash [2000]

Aos 60 anos de idade, Tom Petty permanece com um dos principais compositores do rock norte-americano. Com três álbuns solo e 12 gravados sob o nome Tom Petty and the The Heartbreakers, muitas de suas melodias têm a sonoridade de canções de Bob Dylan, além de as letras também terem um "algo a mais". Não é à toa, portanto, que em 1988 Petty tenha fundado o grupo Traveling Wilburys, composto por Dylan, George Harrison, Roy Orbison e Jeff Lynne - saiba mais neste post do 1001 Covers.

No ano seguinte, o cantor lançou seu primeiro trabalho solo, Full Moon Fever, cujo primeiro single, I Won't Back Down, tornou-se símbolo da persistência em campanhas de cunho tanto político como esportivo. Coescrita por Jeff LynneI Won't  Back Down foi um grande sucesso. Do mesmo álbum saiu também a icônica Free Fallin'.

Embora o "estiloso" Ringo Starr aparece no videoclipe, ele não participou da gravação original da música. Já George Harrison não só está no video como também esteve no estúdio com Petty para gravá-la.


Johnny Cash (1932-2003) foi (re)descoberto pelas novas gerações graças aos álbuns American III: Solitary Man (2000) e American IV: The Man Comes Around (2002), além do filme Johnny & June (Walk The Line, 2005), no qual é interpretado por Joaquin Phoenix. 

Sua cover para I Won't Back Down é a primeira faixa de American III. Como quase tudo que ele canta, Cash consegue dar um sentido ainda mais profundo à letra de Petty e Lynne, com sua voz grave e interpretação que parece declamar os versos e o refrão. A parte instrumental, totalmente acústica, não chega a ser tão country como seus outros trabalhos, e os dedilhados dão um charme a mais. Já o backing vocal é um acompanhamento bem-vindo para complementar essa versão, que, considerem ou não melhor do que a original de Tom Petty, é uma das mais bonitas que já ouvi - principalmente porque adoro o próprio Tom Petty.

Anômima

Um comentário:

  1. eu estou precisando há muito baixar esse cd do cash, só conhecia hurt rsrs e eu q amo tom petty, adorei a versão do mr. cash

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!