0224 - Kids - Ben Lee [2009]

O fã de música mais ortodoxo não se sente a vontade quando ouve a palavra eletrônica. Tal repulsão vem da automática associação da palavra com o estilo musical, que o remete direto a coisas repetitivas como poperô ou pop music de má qualidade.

Entretanto, um fato tem se apresentado há algum tempo como uma tendência irreversível e que os ouvintes e amantes da boa música já devem, cada qual ao seu tempo, se acostumar: a evolução tecnológica tem provocados mais e mais a fusão de aparatos eletrônicos em todos os campos musicais.

Em uma dessas fusões, a da eletrônica com o indie rock, tornou dois jovens estudantes universitários norte-americanos, Ben Goldwasser e Andrew VanWyngarden, as mais novas sensações da música mundial. Sob o codinome MGMT, Ben e Andrew começaram com o objetivo simples no mundo da música: criar e mostrar a música que eles gostam. Sempre antenados a tudo que se passa, misturando clássicas linhas de rock (que remetem Pink Floyd e Radiohead) com uma batida modernosa e tecladista (que chega a lembrar o synth-pop de outrora) o MGMT conseguiu com o seu primeiro álbum, o impressionante e heterodoxo Oracular Spetacular de 2008, provar que dá sim para fazer muita coisa boa quando se sabe utilizar a eletrônica a favor da boa música.

Um dos melhores exemplo deste ótimo mix de estilos é a faixa Kids, uma base pré-gravada simples, um electro-pop-rock totalmente dançamente e vibrante – a “cara” desta nova geração musical...


O cantor australiano, compositor e vegetariano por opção, Ben Lee sempre se destacou por sua qualidade musical. Ben Lee começou aos 14 anos com uma banda de rock básico. Com o final da banda, partiu para seu vôo solo e ao longo dos anos foi refinando seu som, adicionando elementos do folk e da eletrônica em sua música. Hoje, ele poderia se classificado como uma espécie de cantor pop “não-volátil” – e que não faz o uso das batidas provenientes da “modinha atual”, tipo Lady Gaga. É um pop folk inteligente e alegre, com alguns efeitos eletrônicos, urbanos, com os pés fincados em guitarras e violões com direito a refrãos pegajosos.

Além de sua carreira solo, em 2003 Ben Lee juntamente com outros dois Bens, Ben Kweller e Ben Folds formaram o The Bens - que durou exatamente 1 ano. Neste período o supergrupo gravou um Extended Play (EP) contendo 4 faixas, onde cada artista se revezavam em diferentes instrumentos musicais...

Procurando ali e acolá na internet, acabei encontrando Lee numa versão de Kids do MGMT contando apenas com seu violão, sua voz e o cenário de um belíssimo parque em Sidney, Austrália. Apesar da tecnologia empregada nos tempos atuais, é gostoso ouvir o simples e velho som acústico, de uma música de grande apelo pop, numa agradabilissima versão.

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. puxa! ficou muito legal! qdo o slsk voltar a funcionar vou baixar esse cd dos bens rs

    ResponderExcluir
  2. Adoro a original do MGMT, mas esse cover do Ben Lee, nossa! Versão simples e linda, o moço interpreta bem.

    ResponderExcluir