0228 - California Dreamin' - Bobby Womack [1968]


Gravada em 1965 pelo grupo vocal The Mamas & The Papas, California Dreamin' tem uma das melodias mais bonitas que já ouvi. Por se tratar de uma homenagem ao estado da California, fiquei surpresa quando soube que o grupo era originário da cidade de Nova York. Dos quatro integrantes, apenas a caçula Michelle Phillips ainda é viva. 


Das muitas versões gravadas de California Dreamin', a escolhida foi descoberta graças a um filme, conforme explico mais adiante. O cantor de R&B e soul Bobby Womack segue na ativa até os dias de hoje, alcançou o sucesso na carreira solo em 1968 com a cover da canção do The Mamas & The Papas, que foi seu primeiro single. É impossível não se deixar envolver por essa roupagem blues que chega a ser sexy.

Por causa da minha obsessão pelo Michael Fassbender, comecei a fazer uma maratona com filmes dele pré-Bastardos Inglórios. Muitos são difíceis de achar no Brasil e, no caso do premiado e ótimo Fish Tank (2009, dir. Andrea Arnold), sequer foi lançado (disponível num download perto de você!). Esse drama britânico é sobre uma garota problemática de 15 anos que acaba se afeiçoando a Connor, namorado de sua mãe, que a trata com gentileza e carinho - além de ser muito bonito, claro. Mia decide se inscrever para uma vaga de dançarina e escolhe a música preferida dele para o teste: a versão de California Dreamin' por Bob Womack. Na cena abaixo, ela mostra a coreografia para Connor.


A música toca várias vezes durante Fish Tank, um filme que eu recomendo. E o engraçado é que, embora seja de 1968, na página do YouTube com o video da cover de Womack há vários comentários de pessoas que dizem tê-la descoberto graças à película - é o meu caso. Por isso, além de o cinema ser fascinante pelas suas técnicas e narrativas (nota: no caso dos bons filmes), ele também torna acessível o conhecimento de, entre outras formas de arte, músicas presentes em sua trilha sonora. 

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Boa versão!!!
    Não conhecia este tal de Bobby Womack

    ResponderExcluir
  2. Eu também descobri essa música graças a minha obsessão pelo Fassbender! Baixei tudo o que achei com ele, e amei esse filme e sua trilha sonora. É uma versão incrível.

    ResponderExcluir