0235 - A Change Is Gonna Come - Cold War Kids [2007]

Cold War Kids é uma dessas bandas que apostaram no nome certo. Afinal, quem não ficaria curioso ao ver Crianças da Guerra Fria pipocar em uma chamada musical? Pois o grupo formado em 2004 na cidade de Long Beach, California, foi além da alcunha criativa ao lançar o ótimo álbum de estreia Robbers & Cowards (2006). Uma pena que eu considere seu sucessor, Loyalty To Loyalty (2008), um porre - tanto que ainda não me animei para conferir o recente Mine Is Yours (2011). 

Constituída por Nathan Willett (vocal, piano e guitarra), Jonnie Russell (guitarravocal, teclado), Matt Maust (baixo) e Matt Aveiro (bateria e percussão), a banda aposta no vocal  de Willett e numa pegada regada a soul e blues que torna suas músicas diferentes e boas para ouvir num momento mais relaxante - ou durante o trabalho, como já foi o meu caso... mas só com Robbers & Cowards.

A influência dos gêneros citados rendeu a cover de um grande cantor e compositor de R&B que faleceu precocemente: Sam Cooke.


Sam Cooke tinha 33 anos de idade quando foi fatalmente baleado. O ano era 1964 e o crime foi justificado como legítima defesa (diz-se que ele estava bêbado e perturbado, mas as circunstâncias de sua morte são questionadas até hoje). 

Poucos dias depois, o single póstumo A Change Is Gonna Come, o qual ele também escreveu, foi lançado. A belíssima letra retrata a luta contra o racismo (quando a compôs, em 1963, os negros norte-americanos sequer tinham direito ao voto e a segregação e discriminações no trabalho eram cotidianas). Reproduzo a estrofe abaixo:

"Then I go to my brother
And I say 'brother, help me please'
And he winds up knockin' me
Back down on my knees"

A versão do Cold War Kids consegue manter as palavras de Sam Cooke vivas. Mais do que uma cover, aliás, trata-se de uma homenagem que o quarteto californiano teve muito bom gosto ao escolher e interpretar. Foi lançada originalmente como lado B do single Hospital Beds (2007).

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Que desgraça é essa? parei no I was born!

    COVER LIXO, NEGRO VOCÊ NUNCA VAI SER UM!

    ResponderExcluir
  2. Talvez por isso mesmo tenha achado uma "desgraça": você nem ouviu! Tsc tsc, falta de argumento não vale... por isso prefere nem assinar o comentário.

    ResponderExcluir