0231 - Killing Me Softly - Fugees [1995]

Este é um dos famosos casos da versão original superada por outra gravada posteriormente. Não é a cover de Fugees para Killing Me Softly With His Song que surpreende tanto, mas o fato de a famosíssima versão de Roberta Flack ter sido lançada dois anos após a original, que eu até então desconhecia: a norte-americana Lori Lieberman é a dona do crédito por ter sido a primeira a gravar a canção composta por Charles Fox e Norman Gimbel, em 1971.

A letra, aliás, é inspirada em um poema da própria Lori sobre a emoção que sentiu ao assistir a um show de Don McLean.


Em 1973, Roberta Flack e seu vozeirão de diva da soul music conferiram a versão mais famosa de Killing Me Softly With His Song, que foi um grande sucesso na época - muito maior, aliás, do que a original de Lori Lieberman. Curiosidade: essa versão sempre me remete ao filme Um Grande Garoto (About a Boy, 2002), principalmente por causa desta ótima cena.


Agora, finalmente, uma das músicas que marcaram a década de 1990: a cover do trio de hip hop Fugees para Killing Me Softly With His Song, que teve o título sintetizado para Killing Me Softly. Formado por Lauryn Hill, Wyclef Jean e Pras Michel na cidade de South Orange (Nova Jersey), nos Estados Unidos, o grupo alcançou o topo das paradas com o álbum The Score (1995), cujas altas vendas se deve, principalmente, à famosa cover.

É interessante comparar essas três versões com vocais femininos. A delicadeza da interpretação de Lori, mais romântica; a bela voz de Roberta, forte e explosiva; e o estilo bonito e moderno com o qual Lauryn canta, que ganha mais cadência com a base sampleada. Isso sim é girl power!  

Anômima

2 comentários:

  1. eu não gosto da versão do fugees pq eu odeio qdo se põe rap na música... pra mim sempre é broxante rs a música tá legal, aí entra a falação... aí, pra mim, estraga tudo

    ResponderExcluir
  2. o don maclean já apareceu aqui ;) (american pie)
    adoro a cena de um grande garoto com a música!

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!