0231 - Killing Me Softly - Fugees [1995]

Este é um dos famosos casos da versão original superada por outra gravada posteriormente. Não é a cover de Fugees para Killing Me Softly With His Song que surpreende tanto, mas o fato de a famosíssima versão de Roberta Flack ter sido lançada dois anos após a original, que eu até então desconhecia: a norte-americana Lori Lieberman é a dona do crédito por ter sido a primeira a gravar a canção composta por Charles Fox e Norman Gimbel, em 1971.

A letra, aliás, é inspirada em um poema da própria Lori sobre a emoção que sentiu ao assistir a um show de Don McLean.


Em 1973, Roberta Flack e seu vozeirão de diva da soul music conferiram a versão mais famosa de Killing Me Softly With His Song, que foi um grande sucesso na época - muito maior, aliás, do que a original de Lori Lieberman. Curiosidade: essa versão sempre me remete ao filme Um Grande Garoto (About a Boy, 2002), principalmente por causa desta ótima cena.


Agora, finalmente, uma das músicas que marcaram a década de 1990: a cover do trio de hip hop Fugees para Killing Me Softly With His Song, que teve o título sintetizado para Killing Me Softly. Formado por Lauryn Hill, Wyclef Jean e Pras Michel na cidade de South Orange (Nova Jersey), nos Estados Unidos, o grupo alcançou o topo das paradas com o álbum The Score (1995), cujas altas vendas se deve, principalmente, à famosa cover.

É interessante comparar essas três versões com vocais femininos. A delicadeza da interpretação de Lori, mais romântica; a bela voz de Roberta, forte e explosiva; e o estilo bonito e moderno com o qual Lauryn canta, que ganha mais cadência com a base sampleada. Isso sim é girl power!  

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. eu não gosto da versão do fugees pq eu odeio qdo se põe rap na música... pra mim sempre é broxante rs a música tá legal, aí entra a falação... aí, pra mim, estraga tudo

    ResponderExcluir
  2. o don maclean já apareceu aqui ;) (american pie)
    adoro a cena de um grande garoto com a música!

    ResponderExcluir