0233 - Burning Down The House - Tom Jones & The Cardigans [1999]

O Talking Heads foi criado em 1974, em Nova Iorque, na verdade, o escocês David Byrne, Chris Frantz e Tina Weymouth começaram a se apresentar como The Artists. A primeira vez que usaram o nome Talking Heads foi em 1975, no CBGB como banda de abertura pra ninguém menos que os Ramones...

Perguntados sobre o nome da banda, Tina disse que um amigo sugeriu quando viu esse nome no TV Guide. Outra curiosidade é que ela não era boa no baixo e o baterista e namorado, Chris Frantz (estão juntos até hoje), pediu para ela fazer a lição de casa: que ela ouvisse Suzi Quatro.

Burning Down The House faz parte do quinto álbum da banda, Speaking In Tounges, de 1983. Chris Frantz teve a ideia do nome da música ao assistir um show do Parliament-Funkadelic em que as pessoas gritavam: Burning Down The House!


A banda acabou oficialmente em 1991, David Byrne continuou em carreira solo, também trabalha como produtor musical em sua própria gravadora, principalmente com ritmos considerados World Music.

O galês Thomas John Woodward, ou Tom Jones, começou a cantar ainda jovem em festas de casamento e no coral da escola. Como foi pai aos 17 anos, e na época dele tinha que casar na marra e sustentar família, foi trabalhar numa fábrica de luvas e em construções, mas o sonho de ser cantor não se foi. Suas influências contam com Salomon Burke e Jerry Lee Lewis - Tom sempre foi grande fã da soul music norte-americana.

Em 1963, fez parte de uma banda galesa chamada Tommy Scott And The Senators, que começou a chamar a atenção no País de Gales e sua voz chegou aos ouvidos dos produtores londrinos, que contrataram Jones. Seu primeiro disco solo foi lançado em 1964. Com uma carreira efervescente durante a década de 1960, Tom Jones passou a bater cartão (literalmente) nos cassinos de Las Vegas e conheceu um de seus ídolos, Elvis Presley, que o convidou para participar de um dos filmes do rei do rock: Paradise, Hawaiian Style (No Paraíso do Havaí, 1966). Ele acabou por morar nos Estados Unidos.

Na década de 1970, Jones teve até programa de TV e nas próximas décadas sua carreira entraria em decadência, mesmo participando até de Os Simpsons.


Até que em 1999 lançasse o álbum Reload e voltasse com força à mídia. O trabalho em questão traz somente covers que Sir Jones canta com grandes artistas. Aqui, ele faz cover do Talking Heads junto com The Cardigans.

O CD mereceria um destaque aqui, quem sabe alguém comente todas as faixas... num Cover Records. Curiosidade sobre a música: com os ataques de 11 de setembro de 2001, ela foi considerada "possivelmente uma música inapropriada"... cada uma...


Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Já pensei em postar essa cover, até descobrir que não era fã dela o suficiente para escrever sobre... hehehe... Amo Talking Heads e acho Tom Jones um grande cantor. Só Cardigans que é chatinho.

    ResponderExcluir
  2. ehehehe nem eu sou, gosto do cardigans, mas não uma profunda conhecedora... que tal postar outra música desse álbum, então? rss
    ou até comentar no covers records rs

    ResponderExcluir