0239 - Young Hearts Run Free - The Swell Season [2010]

A década é 1970. Nos clubes noturnos (as famosas discotecas), hits da disco music colocam o público para dançar, com seus saltos plataforma, calças boca de sino e rebolado. Young Hearts Run Free foi um dos sucessos dessa década, e pode até estar meio esquecido nos dias de hoje, mas chegou a ser relembrado 20 anos depois, quando uma cover dance music de Kym Mazelle foi incluída na trilha sonora de Romeu + Julieta (1996, dir. Baz Luhrmann).

A música original foi lançada em 1976 por Candi Staton, cantora norte-americana que hoje se dedica à música gospel. Um grande sucesso nas pistas de dança da época, alcançou o primeiro lugar no gênero soul da Billboard e a segunda posição na parada britânica.


Transformando o hit dançante de Candi Staton num folk-pop, a dupla The Swell Season (Markéta Irglová e Glen Hansard - em turnês, contam com os músicos do The Frames, banda de Hansard) gravou Young Hearts Run Free para o Levi's Pioneer Sessions: 2010 Revival Recordings, projeto musical da grife de roupas Levi's que já foi comentado por aqui.

Com belíssimo arranjo, a talentosa dupla, que atualmente está num hiato (cada um segue com seu projeto solo), explora uma versatilidade melódica com a qual está acostumada a trabalhar, com apoio na voz forte de Hansard, que se contrapõe ao backing vocal delicado da pianista Markéta. Se não faz dançar, como a original, é uma ótima música para ouvir de olhos fechados, captando atentamente cada melodia explorada por esses incríveis músicos.

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. É sempre legal ouvir covers como esta, que dão uma "faceta" nova para a canção. a versao original é bem conhecida dos ouvintes do programa Disco Classics da Radio Antena 1. A versão do Swell Season é muito interessante por conseguir empregar o mesmo espírito da original, bem ritmado e bem trabalhada, sem deixá-la chorosa...

    ResponderExcluir
  2. Persiolino, fui no show do Swell Season ano passado e quase chorei de tão lindo que foi. Eu gosto muito da forma como eles trabalham melodias, com um som bastante acústico, acompanhado de piano e violino. Definitivamente, uma dupla que mais gente deveria ouvir e conhecer.

    ResponderExcluir
  3. se tem uma coisa q me arrependo de não ter visto e de estar aqui é esse show...
    faço das palavras do pérsio as minhas: realmente, a versão ficou muuuito legal e deu um estilo novo a canção ;)

    ResponderExcluir