0249 - Fall At Your Feet - Jesse Cook feat. Ron Sexsmith [2006]

Que saudades de 1991, o ano em que se produziram os mais incríveis discos dos últimos 25 anos.

Quando falamos sobre 1991, logo nos lembramos de Out Of Time do R.E.M., User Your Illusion do Guns’n’Roses, Black Album do Metallica, Leisure do Blur, Gish do Smashing Pumpkins, o empolgante Ten do Pearl Jam e, claro, o revolucionário Nevermind do Nirvana. Poderíamos citar mais 30 discos daquele ano, todos excepcionais e determinantes para os novos rumos sonoros que a música mundial tomaria nos anos seguintes, mas muito provavelmente deixaríamos de citar outros tantos bons trabalhos.

Entre os menos famosos de 1991, existe um que me chamou a atenção só em 2010. Muito provavelmente esse disco passou totalmente despercebido por boa parte da crítica. Também pudera, num ano em que o rock passou a enxergar o underground como mainstream, quando grunge era a salvação da lavoura, poucos deram a devida atenção ao pop rock finíssimo de Woodface do Crowded House.

Se você tem 30 e tantos anos como eu, pode até não se lembrar do nome Crowded House, mas com certeza se lembrará dos hits Don’t Dream It’s Over ou Better Be Home Soon.

Por um motivo do acaso (e de amizade também), a minha amiga Garota no Hall, que havia viajado para Nova Zelândia em 2010, me presenteou com uma coletânea chamada Nature’s Best – New Zeland’s Top 30 Songs Of All Time. E foi graças a ela e a décima sexta faixa da coletânea, a animada Weather With You (que provavelmente você ouviu em algumas das FMs descentes da década de 90), que logo fui pesquisar na internet de qual disco era aquela canção. E foi assim que Woodface me chamou a atenção 19 anos depois de seu lançamento.

Além de conter Weather With You, outras pérolas como It’s Only Natural e Chocolate Cake já agradam logo de cara. Mas a canção do disco que mais me cativou foi mesmo a balada matadora Fall At Your Feet, escrita pelo talentosíssimo compositor, Neil Finn, um dos fundadores do Crowded House, vocalista e compositor de talento, muitas vezes citado como uma espécie de "Paul McCartney" neozelandês...


A simplicidade lírica somada a melodia agradável de Fall At Your Feet a transformaram num hit instantâneo na minha cabeça. Logo descobri que esta canção, além de ser um dos maiores sucessos da carreira do Crowded House, também fez a cabeça de outros artistas. O cantor inglês James Blunt e os indies australianos do Boy And Bear já deram sua versões para Fall At Your Feet. E como se não bastassem estas boas versões, nada melhor do que inovar na adaptação e incluir um estilo musical bem diferente da original. É o caso desta cover gravada em 2006 pelo guitarrista franco-canadense Jesse Cook acompanhada pelas vozes de Ron Sexsmith e dos backing vocals de sua banda.

Conhecido por sua guitarra influenciada pela música cigana, Cook foi muito feliz ao conseguir rearranjar Fall At Your Feet para um estilo flamenco. Sem falar que a voz de Ron caiu como uma luva nesta interpretação.


Hoje, já com 20 anos completos no dia 2 de Julho de 2011, Woodface e Fall At Your Feet aparecem como o melhor disco e música de 2011 para mim. Quando a música é boa ela pode até ficar esquecida, mas não envelhece e não some – só deixa saudades.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Boa escolha, Persiolino! Eu lembro que na aula de inglês a gente cantou Better Be Home Soon. Eu não conhecia, acho que está no CD que te dei, né?

    ResponderExcluir