0252 - Cousins - Mumford & Sons [2010]

Considerado por muitos críticos de música um dos melhores álbuns de 2010, Contra, do Vampire Weekend, combina letras irônicas com melodias dançantes, características que o trabalho anterior do quarteto novaiorquino (Vampire Weekend, de 2008) já trazia. Para entender um pouco melhor o caldeirão de ritmos da banda, podemos considerar que o fato de ter sido formado na megalópole de Nova Iorque tenha exercido influência, além da diversidade étnica dos integrantes: Ezra Koenig (vocal, guitarra) é judeu de descendência romena; Rostam Batmanglij (teclado, guitarra) é filho de iranianos; Chris Tomson (bateria) estudou na Irlanda; e Chris Baio (baixo) é descendente de italianos e se formou em Estudos Regionais da Rússia e Eurásia (curiosidade: ele é primo do ator Scott Baio, das séries Happy Days e Arrested Development).

Do álbum de 2010, Cousins foi o segundo single e conseguiu alcançar a terceira posição na parada britânica reservada aos indies. No mesmo ano, a música foi incluída nos créditos iniciais de Minhas Mães e Meu Pai (The Kids Are All Right), filme indicado a vários prêmios. E como se trata de uma música mais alegre, o videoclipe consegue traduzir sua pretensão. Aliás, ele foi dirigido por Garth Jennings, "pai" de videos como Coffee & TV (Blur) e Imitation of Life (REM) - além da adaptação O Guia do Mochileiro das Galáxias e do pouco visto, mas igualmente ótimo, O Filho de Rambow.

Mas chega de conversa pedante e vamos ao que interessa:


O fato de uma música tão nova ter sido escolhida por um grupo folk pode torná-la um jovem clássico? Eu diria que sim (OK, o fato de ser fã do Vampire Weekend torna minha opinião totalmente parcial). E o responsável pela cover é outro quarteto, porém formado em outra cidade famosa pela diversidade cultural - e musical: Londres. Assim como a banda de Koenig e cia, o Mumford & Sons é relativamente novo (veio ao mundo em 2007) e é querido pela crítica especializada. Formado por Marcus Mumford (vocal, guitarra, bateria, bandolim), Ben Lovett (vocal, teclado, acordeon, bateria), "Country" Winston Marshall (vocal, banjo, guitarra dobro) e Ted Dwane (vocal, contra-baixo, bateria, guitarra), tem apenas um álbum no currículo, mas vários prêmios, como ARIA Music Awards, da Austrália, e Brit Awards.

A cover de Cousins foi feita durante o famoso programa Live Lounge, da BBC Radio 1. O que começa como uma canção típica da região nordeste dos Estados Unidos, ganha um ritmo acelerado para acompanhar a original do Vampire Weekend. Aliás, noto como é interessante essa banda dar uma roupagem mais clássica - bem, folk é mais clássico do que indie rock - à canção, já que normalmente os covers publicados aqui fazem justamente o contrário, deixando as músicas mais modernas.

Felizmente, o Mumford & Sons fez um trabalho digno de figurar entre os top covers.

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. eu posso e devo, estar ficando louca, mas a versão dos ingleses parece muuuuuito música caipira, tipo tonico e tinoco, pelo menos o começo... prestem atenção e digam se é horade me internar rs

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, ri muito do seu comentário, Carrie. Eles pegaram um country do norte dos EUA e misturaram com folk. Lembra mesmo música caipira instrumental, tipo aqueles violeiros de Piracicaba que a gente viu com o Ale.

    ResponderExcluir