0254 - Something In The Air - Tom Petty & the Heartbreakers [1993]

Que o Tom Petty é um compositor de obras-primas musicais, ninguém em sã consciência - e com um bom conhecimento sobre rock - discordaria. E como uma grande admiradora desse músico norte americano, a quem inclusive já dediquei dois Top Covers com versões sensacionais de duas de suas canções (Walls (Circus), por Josh Ritter, e I Won't Back Down, na voz grave de Johnny Cash), coloco seu nome mais uma vez no rol de covers para ouvir antes de morrer.

Sabendo do talento de Petty para compor letras e melodias, fiquei surpresa quando soube que Something In The Air não é uma música de sua autoria. Lá estava eu, revendo um filme muito guilty pleasure chamado Kingpin - Estes Loucos Reis do Boliche, quando a mencionada canção tocou em determinada cena. Na hora pensei: "Nossa, que cover é essa da música do Tom Petty?". Nos créditos finais, li o nome desconhecido de uma banda chamada Thunderclap Newman e, logo em seguida, fui pesquisá-la. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que se tratava da versão original!

Thunderclap Newman foi uma "banda de um hit só" idealizada no final da década de 1960 por Pete Townshend (guitarrista do The Who) e Kit Lambert (empresário e produtor do The Who) e formada por John "Speedy" Keen (roadie do The Who), Andy "Thunderclap" Newman (pianista de jazz) e Jimmy McCulloch (guitarrista que tinha apenas 15 anos na época e que, futuramente, tocaria com Paul McCartney no Wings). O supergrupo gravou apenas um álbum de estúdio, Hollywood Dream, lançado em 1969. O primeiro single desse álbum foi justamente Something In The Air, um grande sucesso no Reino Unido (primeira posição na parada em pleno verão no hemisfério norte).


Something In The Air foi escrita por Keen e fez muito sucesso em campanhas publicitárias televisivas. O motivo? Talvez o fato de a letra mencionar a palavra "revolução" como uma justificativa para conseguir alguma coisa - e o mundo marketeiro é movido por produtos que prometem "revolucionar" a vida dos consumidores (pelo menos é o meu palpite):

"Lock up the streets and houses
Because there's something in the air
We've got to get together sooner or later
Because the revolution's here, and you know it's right"

E Tom Petty, que parece ter um gosto musical tão fantástico quanto suas músicas, escolheu justamente esse sucesso do Thunderclap Newman para figurar no seu Greatest Hits lançado em 1993. A cover se tornou a última faixa e a única regravação presente nesse álbum. É uma releitura mais clean, e até pop, eu diria. E excelente, com toda a certeza.

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.