0267 - Like A Rolling Stone - The Rolling Stones [1995]

Nascido em 1941 na cidade de Duluth, no estado norte-americano de Minnesota, Robert Allen Zimmerman se tornou um dos compositores mais celebrados e influentes da música mundial. Em homenagem ao poeta galês Dylan Thomas, adotou o nome Bob Dylan. Ao longo de meio século de carreira, gravou quase 40 álbuns de estúdio, fora compilações, trabalhos ao vivo, projetos paralelos e colaborações.

Em 1965, o folker lançou seu sexto álbum, Highway 61 Revisited, um grande sucesso na época (#3 nos Estados Unidos e #4 no Reino Unido). E não foi apenas um trabalho popular em vendagens como também aclamado pela crítica, fazendo com que fosse resgatado pela revista Rolling Stone décadas depois, conquistando a 4ª posição entre os 500 melhores álbuns de todos os tempos. Isso me faz pensar que Highway 61 Revisited deve ser uma das obras mais influentes de cantores e bandas folk da atualidade, de Mumford & Sons, Josh Ritter, Bon Iver e Avett Brothers aos brasileiros Vanguart e Mallu Magalhães.

O primeiro - e único - single do álbum mencionado é também uma das canções mais famosas emblemáticas de Bob Dylan, Like A Rolling Stone. Resultante de um poema escrito pelo próprio músico, muito se comenta acerca da letra mencionar personalidades do círculo de convívio do compositor, mas segundo estudiosos é mero boato atribuir à socialite e affair de Dylan, Edie Sedgwick, a inspiração à Miss Lonely da letra.


Dentre as inúmeras covers de Like A Rolling Stone, nenhuma ficou tão famosa quanto a da banda inglesa contemporânea de Dylan Rolling Stones. Coincidência ou não, a faixa se tornou o primeiro single do álbum Stripped, lançado em 1995, 30 anos após a canção de Dylan. E mais: é uma das gravações mais lembradas que o grupo fez na década de 1990, aumentando ainda mais a importância da original.

Sai a voz anasalada de Dylan, entra o jeito histérico de cantar de Mick Jagger. O órgão e a gaita permanecem e ganham a companhia da guitarra característica de Keith Richards. E assim, a mais longeva e famosa banda de rock'n'roll do mundo deu a sua pitada na canção do ícone folk.

Além da oportunidade de reavivar Like A Rolling Stone, que parece ter sido escolhida a dedo não apenas por sua qualidade e importância (hello, o nome da banda é Rolling Stones!), o quarteto britânico teve a chance de conquistar a geração MTV antenada em videoclipes estilosos. Nesse caso, o agradecimento deve ser feito ao francês Michel Gondry, diretor de 50% dos clipes mais legais de todos os tempos. A Miss Lonely, por sua vez, foi encarnada pela atriz Patricia Arquette.


Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Classico. Bem melhor na voz de Jagger

    ResponderExcluir
  2. bem, depois de ficar traumatizada com a atual voz do dylan ao vivo, sim, melhor na voz do jagger rs
    voltando, gosto das duas versões e... como não tínhamos pensado nessa cover ainda? rs é muito boa essa música!

    ResponderExcluir