0270 - When U Love Somebody - The Decemberists [2011]

Nunca tinha ouvido falar da banda Fruit Bats até encontrar uma cover do The Decemberists para uma música dela. Formada na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 1997, o quinteto de folk-country alternativo lançou o álbum de estreia (Echolocation) quatro anos depois. Porém, antes de criar a banda, o vocalista e compositor Eric D. Johnson era professor na Old Town School of Folk Music, na mesma cidade, uma instituição com mais de 50 anos de história.

A música escolhida pelo Decemberists saiu no segundo trabalho dos morcegos, Mouthfuls. When U Love Somebody ganhou reconhecimento em 2010, ao ser incluída na trilha do filme Rebelde Com Causa (Youth In Revolt), lançado em 2010. A canção é simples, composta por apenas quatro versos (ou seja, uma estrofe):

"Baby, remember on the bus and my hand was on your knee
When U love somebody it's hard to think about anything but to breathe
Baby, I am the cub who was washed out in the flood
When U love somebody and bite your tongue all you get is a mouthful of blood"

Mas não há como negar que reside uma certa beleza ingênua no meio de toda essa simplicidade.


De uma banda semi-desconhecida para outra que coleciona mais fãs no Brasil graças ao elogiadíssimo álbum The King Is Dead, lançado no ano passado. Falo do Decemberists, outro quinteto de folk-country alternativo (a violinista Sara Watkins excursiona com a banda, mas não faz parte dela), baseado na bela cidade de Portland, em Oregon. Liderado por Colin Meloy, figura venerada pelos fãs do estilo musical, o grupo já tem seis álbuns na discografia (um a mais do que o Fruit Bats), vários EPs e até DVDs de shows.  

Como se não bastasse o sucesso de The King Is Dead no ano de 2011, a banda ainda arranjou tempo para lançar três EPs, sendo um deles exclusivo para iTunes: The Decemberists, com seis faixas, sendo duas covers (uma do Leonard Cohen e outra do tema deste post). 

Sendo as duas bandas do mesmo estilo, as diferenças entre as canções estão na sonoridade, mais trabalhada pelo Decemberists, com direito a violino e batida marcante - vale notar que ela tem quase 1:30 min. a menos do que a original.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.