0275 - Tell Me Why - Norah Jones [2010]

Pra executar uma cover de qualquer canção da lenda Neil Young tem que ter culhão. E ainda torcer para não passar vergonha. Senão vejamos, o cara é simplesmente uma das mentes mais sensíveis e talentosas do rock and roll. Como tentar superar, ou ao menos igualar, esse nível de refinamento artístico da interpretação do canadense?

Pois bem, mesmo com a ausência de um culhão propriamente dito, uma pequena gigante originária do mundinho jazzístico - e que já marcou presença aqui nas terras do 1001 covers - chegou lá. Com uma (aparente) facilidade invejável.

Tell Me Why é "biscoito" irretocável daquele que podemos considerar o auge criativo do velho Neil. Começo dos anos 70, movimento hippie caindo "na real", e o sujeito lá solitário, com seus vinte e poucos anos nas costas, meio perdido, "cuspindo" um arsenal de composições folk/rock que entrariam para o panteão das obras primas da música pop. Alocada como primeira faixa do antológico e auto-explicativo After The Gold Rush, não deixa arestas.


Mesmo diante de tal perfeição emocional e lírica, Norah Jones conseguiu arrancar algo a mais da canção, injetando frescor e jovialidade na melancolia simples e visceral da versão original, e sem qualquer débito. Isso foi em 2010, em um concerto filantrópico produzido em homenagem ao próprio Neil Young pela fundação MusiCares, que trabalha para levantar fundos monetários para ajudar músicos que passam por problemas financeiros ou de saúde, confiram:

Sailing heart-ships
Thru broken harbors
Out on the waves in the night..


Na minha modesta opinião, esse petardo-gostosura da moça tinha que marcar presença aqui na nossa enciclopédia do "filé mignon" do "oceano" cover. Não concordam?

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.