0281 - You've Lost That Lovin' Feelin' - Johnny Rivers [1966]


Bem, a verdade é que a postagem era pra ser de uma música cantada por Johnny Rivers que a tornou muito famosa e uma cover dessa mesma música que eu acho inusitada, mas fica pra próxima postagem.

Enquanto fazia a pesquisa sobre Johnny Rivers, descobri um feito mais importante, só que com outra música, o sucesso You've Lost That Lovin' Fellin'. A música foi originalmente lançada pelos The Righteous Brothers e a versão de Rivers só fez sucesso mesmo aqui no Brasil. Até o próprio autor da cover não entende o porquê disso. Achei tão intrigante que resolvi escrever um post sobre essa cover.

Os Righteous Brothers não são irmãos (como eu acreditava). Na verdade o nome veio de uma frase gritada por um soldado no meio da platéia num show dos caras: That was righteous, brothers! A dupla foi formada por Bill Medley (que você conhece cantando (I've Had) The Time of My Life do filme Dirty Dacing) e Bobby Hatfield em 1963. Um ano antes começaram como um trio, chamado Paramours, juntamente com Johnny Wimber.

Tanto como trio ou como dupla, começaram num selo pequeno. Em 1965 veio a consagração, exatamente com a música desta postagem, produzida e co-escrita por ninguém menos que Phil Spector, que chamou a então cantora iniciante Cher para fazer os backing vocals.

Em 2012, segundo dados da BMI (Broadcast Music Inc.), You've Lost That Lovin' Fellin' foi considerada a música mais tocada nas rádios e TVs. Sua linda melodia, belíssima interpretação e excelente produção fizeram sucesso não só anos século 20, mas também nesta segunda década do século 21. Graças a nova versão de um sucesso das telonas dos anos 1980, o filme Top Gun: Maverick, a canção voltou a ter altas rotações nas plataformas digitais.


O primeiro grande "revival" desta música foi em 1986 quando fez parte da trilha da primeira versão de Top Gun. Se você considerar que Tom Cruise estava lindo e a cena dele cantando para a Kelly McGillis vai entender o porquê do sucesso - falou agora a adolescente que assistiu ao filme na TV nos anos 1990.


Como eu havia falado no começo, toda essa postagem começou por causa do nova-iorquino John Henry Ramistella, que aos 5 anos de idade mudou para Louisiana e aos 17 anos foi para Nashville fazer algumas gravações. Ali trabalhou com famosos da country music americana e foi seguir carreira em Los Angeles.

Johnny Rivers começou sua carreira fazendo versões de Chuck Berry. Em 1964, o dono do bar Whiskey A Go Go localizado no bairro de Hollywood fez um contrato com Rivers para que ele tocasse ali por um ano de forma fixa. A partir daí foi um pulo gravar seu primeiro discos com mais covers e com composições próprias.

Mesmo com a famosa invasão britânica na música na década de 1960, Rivers foi um dos cantores que mais vendeu e se igualou em números aos artistas britânicos. Como Rivers começou cantando covers, em todos os seus álbuns sempre há uma homenagem a algum dos seus ídolos ou mesmo canções que faziam muito sucesso com outros artistas. Tanto que You've Lost that Lovin' Feelin' foi incluído no seu álbum de 1966 intitulado ...And i know you want to dance.

Este disco de 1996 não foi um grande sucesso em sua carreira. O disco de maior sucesso e de  maior reconhecimento da crítica especializada foi Realization (1968) e que não trazia, obviamente, You've Lost that Lovin' Feelin'. Contudo, os fãs brasileiros, que sempre compareceram em massa aos shows de Johnny Rivers pelo Brasil, acabavam pedindo essa cover, além das tradicionais Do You Wanna Dance de Bob Freeman e It's Too Late de Bobby Goldsboro - fato que foi uma surpresa para o cantor em sua primeira apresentação no Brasil em 1998 no Parque do Ibirapuera e que explicou na época que essas versões só foram um grande sucesso por aqui.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.