0282 - La Bamba - Los Lobos [1987]

Ritchie Valens morreu aos 17 anos no acidente de avião conhecido como the day the music die (como diria Don McLean em American Pie - a música, por favor!). Ele nasceu no subúrbio de Los Angeles, aonde a família se mudou, vinda do México, para serem trabalhadores rurais.

Ricardo Esteban Valenzuela Reyes sempre sonhou em ser cantor, formou uma banda ainda na escola e aos 15 anos gravou seu primeiro compacto de Come on Let's Go (a cena do filme que conta sua vida mostra a trabalheira que deu para gravar essa...), depois foi a vez de Donna, para a garota por quem era apaixonado na escola, foi o segundo lugar das paradas norte-americanas.

Numa viagem com o irmão ao México, ele teve o insight: ouviu La Bamba, que é originalmente uma canção folclórica mexicana e  resolveu gravá-la, mudando alguns versos e colocando um ritmo rockabilly.

E o resto vocês já sabem (pelo menos sobre a música):



Em 1987 a música foi regrava por Los Lobos para o filme La Bamba que conta a história de Ritchie, interpretado por Lou Diamond Philips. Na verdade, metade da trilha foi gravada pelos Lobos, principalmente as canções de Valens, como Come on Let's Go e Donna.

Los Lobos se formaram em Los Angeles no final da década de 1970 e seu som tem fortes influências da country music, blues e  mexicana entre outras influências.

A banda já abriu shows para U2, Greatful Dead, é conhecida como "The mexican-american rock roots" e tem suas músicas em inúmeras trilhas sonoras, além de prêmios (não, eles não são uma banda inventada para um filme). Têm um grande respaldo da crítica e do público, mas ficaram conhecidos no mundo todo por La Bamba:


Achei uma outra versão inusitada, cantada pelo Rancid!

Menina Enciclopédia

Um comentário:

Comente aqui!!!