0282 - La Bamba - Los Lobos [1987]


Ritchie Valens morreu aos 17 anos no acidente de avião conhecido como the day the music die (como diria Don McLean em American Pie). Ele nasceu no subúrbio de Los Angeles, aonde a família se mudou, vinda do México, para serem trabalhadores rurais.

Ricardo Esteban Valenzuela Reyes sempre sonhou em ser cantor, formou uma banda ainda na escola e aos 15 anos gravou seu primeiro compacto de Come On Let's Go (a cena do filme que conta sua vida mostra a trabalheira que deu para gravar essa...), depois foi a vez de Donna, para a garota por quem era apaixonado na escola, foi o segundo lugar das paradas norte-americanas.

Numa viagem com o irmão ao México, Ritchie Valens ouviu La Bamba, que é originalmente uma canção folclórica mexicana do povo Jarocho, da região de Veracruz. Uma das versões mais antigas que podemos encontrar nas plataformas de streaming é proveniente da coletânea The Secret Museum Of Mankind Vol. 4 (Ethnic Music Classics: 1925-48), que contém músicas folclóricas de vários lugares do mundo:


Após ouvi-la, Valens teve um insight e resolveu gravá-la, mudando alguns versos e colocando um ritmo rockabilly. E daí para frente, vocês já sabem, a música estourou no mundo inteiro e continua até hoje a contagiar qualquer pessoa que a ouve. 


Desde do sucesso de Ritchie Valens com La Bamba, milhares de artistas regravaram suas versões de La Bamba, dentre os quais podemos citar Triní Lopez, Bobby Darin, Neil Diamond, Dusty Springfield e até a banda Kiss (que sempre apresenta sua versão nos shows pela América Latina).

Em 1987 a música foi regravada por Los Lobos para o filme La Bamba que conta a história de Ritchie, interpretado por Lou Diamond Philips. Na verdade, metade da trilha foi gravada pelos Los Lobos, principalmente as canções de Valens, como Come On Let's Go e Donna.

Os Lobos se formaram em Los Angeles no final da década de 1970 e seu som tem fortes influências da country music, blues e  mexicana entre outras influências.

A banda já abriu shows para U2, The Clash Greatful Dead, e é conhecida como "The Mexican-American Rock Roots". Apesar da forte relação da banda com o filme bibliográfico de Valens (não, eles não foram uma banda inventada apenas para um filme), Los Lobos gravaram vários discos e possuem no currículo alguns prêmios Grammy. Além disso, eles contam com um grande respaldo da crítica e do público e suas canções já foram incluídas em várias outras trilhas sonoras.

Mas certamente os Los Lobos sempre ficarão na memória de todos por sua versão de La Bamba:


Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.