Cover Playlist - Tributo: A música do Rei do Baião em 5 covers curiosas

Cem anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o monarca que conseguiu traduzir as tradições e a cultura Nordestina em versos e música. Vinte e dois anos sem sua presença, pensamentos e originalidade. Com certeza, ele faz falta para cultura brasileira.

Depois do samba, talvez o baião e forró sejam os estilos musicais mais marcantes e originais e que expressam tão bem as tradições de um povo. É uma pena que artistas herdeiros desta musicalidade não tenham mais reconhecimento e espaço na cena cultural nacional. Ainda bem que as marcas deixadas pelas composições e sonoridades de Luiz Gonzaga são indeléveis da memória musical mundial. Dúvida? Então, nós vamos mostrar para vocês 5 covers curiosas para as músicas de Luiz Gonzaga, em outros ritmos e até em outros idiomas...


05. Ca Room Pa Pa - Carmen Miranda [1950]
A internacionalização do Baião começou em Hollywood quando Carmen Miranda, acompanhada Vic Schoen e Sua Orquestra, Bando da Lua e arranjo feito por Ray Gilbert, apresentaram Ca Room Pa Pa, uma adaptação em inglês para música Baião feita para o filme "Nancy Goes To Rio" (que em português ficou "Romance Carioca") de 1950, que mistura o frevo também.


04. Qui Nem Jiló - Maskavo Roots [1995]
A versão desta ótima e extinta banda de Brasília - gravada para o especial do Dia dos Namorados para MTV Brasil em 1995 - transformou esse o famoso rastapé em ska rock.


03. Paraíba - Miho Hatori [2006]
A cantora do grupo indiepop Cibo Matto, Miho Hatori, uma fanática pela música popular brasileira lançou uma cover em japonês para Paraíba em seu primeiro vôo solo, o CD Ecdysis, acompanhada do grupo Forró In The Dark.


02. Baião de Dois - Keiko Ikuta [1951]
Mas se você pensa que Miho Hatori foi a pioneira em cantar em japonês sucessos do Baião se enganou. Muito antes de Miho nascer, a cantora Keiko Ikuta lançava seu 78RPM com 4 faixas do mais puro ritmo nordestino, entre elas essa versão de Baião de Dois - leia mais neste link.


01. White Wings - Raul Seixas [1998]
Cover rock, blues, folk em inglês para música Asa Branca feita por Raulzito, faixa do disco Documento, que também traz o roqueiro baiano interpretando outras covers. Aliás, Raul considerava Elvis e Luiz Gonzaga "almas gemeas" da música.

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. muito bom, Persiolino! parabéns pela postagem!
    mas o videos da carmem miranda e da hitori não estão funcionando

    ResponderExcluir
  2. Oi Carrie, troquei os videos...tão funcionando.
    Bj

    ResponderExcluir