0283 - I've Just Seen A Face - John Pizzarelli [1998]

Pensar em Beatles nos remete diretamente ao bom e velho rock’n’roll dos anos 60. Mas, é sempre interessante observar que uma gama de diversos estilos musicas influenciaram as composições dos Fab Four, como no caso de I’ve Just Seen A Face, a mais country folk das composições feita pela banda, presente no disco Help! de 1965.

Foi a partir de Help! que os Beatles começaram a navegar por novos territórios musicais com mais intensidade, como por exemplo, na irresistível balada Yesterday ou mesmo sonoridade western de I’ve Just Seen A Face – ambas distantes das batidas do rock, mostrando todo o ecletismo da banda. Tal exploração musical fez com que os Beatles produzissem canções cada vez mais sofisticadas, até culminar no fantástico Sgt. Pepper de 1967.

Um fato curioso é que I’ve Just Seen A Face, creditada a dupla Lennon e McCartney, foi inteiramente concebida por Paul, o principal baixista dos Beatles. Apesar de tocar baixo, Paul criou um arranjo somente com guitarras, se tornando uma das poucas músicas da banda que não conta com um baixo, conforme observado pelo jornalista Richie Unterberger em sua resenha para essa canção no site Allmusic.com


O grande guitarrista de jazz, compositor e vocalista John Pizzarelli é muito fã da música brasileira e dos Beatles. Tal ecletismo e espírito aventureiro já o fizeram gravar várias covers de Tom Jobim e João Gilberto, bem como um disco contendo só de versões para canções dos Beatles.

John Pizzarelli Meets The Beatles, disco lançado em 1998 que conta com seu irmão Martin Pizzarelli no baixo e Ray Kennedy ao piano, é um deleite não só para os fãs de jazz como também para os fãs de Beatles, que poderão ouvir famosos sucessos da banda sobre uma perspectiva jazzística.  Em John Pizzarelli Meets The Beatles, Get Back ganhou ares de big band e Here Comes The Sun ficou incrivelmente suave, com leve toque de bossa nova.

E entre uma pérola e outra, não há como não destacar o arranjo no melhor estilo bebop dado a I’ve Just Seen A Face. O vídeo a seguir é de uma apresentação feita para o Festival de Jazz de Montreal em 1998, que conta com solo de mais 2 minutos de John Pizzarelli com sua incrível guitarra, mostrando toda sua habilidade com o instrumento...


Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. John Pizzarelli, o homem de um milhão de dedos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho o Pizzarelli um dos melhores guitarristas de todos os tempos...

      Excluir
  2. É tipo um Django Reinhardt moderno - mas o Django só tocava, que eu saiba.

    ResponderExcluir