0284 - Just The Way You Are - Barry White [1978]

Já disse mais de uma vez aqui no 1001 Covers que já ouvi muito a programação das rádios Antena 1 ou Alpha FM. Não por demasiada predileção por essas rádios, mas sim pelas diversas circunstâncias em que fui obrigado a ouvi-las, como por exemplo, sentado na sala de espera de consultórios médicos... E, com certeza, foram nestas oportunidades que acabei descobrindo o cantor Barry White. Quase sempre presente nas programações dessas rádios é praticamente impossível não prestar à atenção aos hits e a voz grave e profunda de Barry. 

Não sei exatamente qual foi a primeira música de Barry White que eu ouvi na minha vida, sentado a espera de um médico; não sei se foi The First, My Last, My Everything, Let The Music Play, Can’t Get Enough Of Your Love Babe – que, inclusive, já publicamos aqui uma cover desta canção feita pela banda Afghan Whigs – ou se foi Just The Way You Are. Aliás, a canção Just The Way You Are era para mim líquida e certa como sendo um grande sucesso autoral de Barry. Até o Google e a Allmusic.com me mostrarem dias atrás que não era bem assim.

Fiquei feliz em descobrir que Just The Way You Are é na verdade uma canção composta originalmente pelo Billy Joel.

Gravada para o disco The Stranger de 1977, seu quinto trabalho de estúdio, Just The Way You Are foi a primeira composição de Billy Joel a alcançar o top 10 das paradas de sucesso norte-americanas, chegando ao 3º lugar do chart Billboard Hot 100 em 77. Em pensar que Billy quase deixou essa canção de fora do álbum por não gostar desta composição escrita como presente de aniversário para sua primeira esposa, Elizabeth Weber. Joel e os membros de sua banda, a princípio, pensaram em deixa-la de fora do disco por não gostarem dos arranjos e considera-la uma música de “mulherzinha”, como consta nesta entrevista concedida pelo próprio Billy em 2008.


Se é verdade ou foi apenas um momento de irreverência do Piano Man – como é carinhosamente conhecido Billy Joel por seus fãs – toda essa história que ronda Just The Way You Are, nunca saberemos ao certo. A única certeza é que se trata de uma bela canção e que caiu como uma luva na voz de Barry White. 

Com sua grave voz marcante e sempre esbanjando muito simpatia em suas apresentações, Barry se tornou sinônimo de cantor de músicas românticas. Este talento acabou lhe concedendo o título de Maestro do Amor no mundo da música. E, apesar de Just The Way You Are ter sido reinterpretada por diversos nomes de peso como Frank Sinatra, Diana Krall, Isaac Hayes e Shirley Bassey, ninguém melhor a reinterpretou, em minha opinião, que do que o próprio Barry White, como podemos observar neste vídeo:


PS: O cover de Just The Way You Are feita por Barry foi primeiramente gravada em 1978 para o álbum The Man.

Postar um comentário

7 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. jurava q a versão original, que só tinha ouvido, era talvez do steve wonder rs
    white é tipo o wando das américas ahahhahah (talvez numa versão mais sexy e menos brega) sempre me lembro do chef de cozinha do south park rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chef de South Park era dublado pelo Isaac Hayes, que tinha uma voz muito parecida com a do Barry White.

      Excluir
  2. Já era fã do blog e com uma AÇÃO dessas... Muito bom o 1001 COVERS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio, obrigado pelo comentário. Não sei exatamente o que vc quis dizer com Ação, porém, gostaria de dizer que estamos tentando escrever sempre que possível.

      Excluir