0287 - Blue Flower - Mazzy Star [1990]

No dia 16 de Abril é comemorado o Dia da Voz. É incrível como este dom humano tem o poder de arrebatar os sentimentos da gente.

Eu só contei isto pois ainda me lembro da melancolia que senti ao ouvir pela primeira vez a música Fade Into You da banda norte-americana Mazzy Star, na interpretação angelical de Hope Sandoval. Isto se deu lá nos idos de 1998, por intermédio do já finado programa Lado B da MTV Brasil. Simplesmente fiquei extasiado e ao mesmo tempo fiquei num estado de langor pela música e pela voz de Hope...

Desde então, o Mazzy Star tem um cantinho especial na minha memória musical. Lembro-me também quando meu pai comprou seu primeiro aparelho de DVD, eu fui o primeiro a usufruir da nova aquisição. Comprei logo de cara uma coletânea com alguns dos melhores momentos do programa Later With Jools Holland – o “Later... Louder With Jools Holland” de 2003 – e lá estava ela, Hope Sandoval numa das apresentações selecionadas para esse DVD, interpretando a excelente canção Blue Flower.

Mais pujante que Fade Into You, Blue Flower traz consigo uma guitarrinha boa, a la Jesus And Mary Chain...


Mas o fato é que demorei quase 10 anos para descobrir que essa canção lançada pelo Mazzy Star para seu primeiro álbum, o bacana porém sombrio She Hangs Brightly de 1990, se trata na verdade de um cover! Fui descobrir isto dias atrás lendo a biografia do Mazzy no site AllMusic.com.

E de quem é então a versão original de Blue Flower?

Aposto que poucas pessoas já ouviram falar de Slapp Happy. Particularmente nunca havia ouvido uma única melodia desta banda anglo-germânica até descobrir que os músicos Anthony Moore (teclados), Peter Blegvad (guitarra) e a cantora Dagmar Krause, são os autores originais de Blue Flower. Lançado em 1972 para o disco Sort Of, a canção Blue Flower com o Slapp Happy não alcançou grande repercussão...


Já a versão do Mazzy Star chegou ao 29º lugar do chart Modern Rock Tracks da Billboard em 1990. E só de pensar na voz de Hope cantando canções como essa me bate uma melacolia e dá uma saudade das boas bandas dos anos 90.

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.