0288 - Conto De Fraldas - Tianastácia [1999]

Se você pensa que o baiano Tom Zé é um artista complexo e muito experimentalista, que produz coisas bem distantes da sonoridade popular, creio que seus pensamentos não estão totalmente corretos. É bem verdade que o seu vanguardismo o deixou menos popular do que seus conterrâneos mais famosos como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal e Gil. Porém, o 1001 Covers vem descobrindo, quase sempre sem querer, que Tom Zé produziu sim coisas bem populares e conseguiu atingir um público mais jovem, mas que supostamente nem deve saber.

A primeira vez que publicamos Tom Zé foi por meio da versão da música Namorinho de Portão, regravado pelo grupo Penélope em 1999 – leia a resenha aqui.

E quando você pensa no "lado mais pop" de Tom Zé, eis que redescobrimos Conto de Fraldas. Originalmente lançado como compacto simples em 1974, Conto de Fraldas é uma divertida canção de Tom Zé em parceria com o músico Tiago Araripe.


Apesar de ser bem palatável ao pop, a versão original de Tom e Araripe é mais conhecida pelo grande público pela cover feita pelo grupo mineiro Tianastácia. Formado na década de 90, o Tianastácia sempre produziu um rock’n’roll bem palatável, com boa dose de humor nas letras e com uma boa dose de peso nas guitarras, o qual sempre me agradou.

Juntamente com Cabrobró – a música que lançou o grupo de BH para o Brasil inteiro – a versão de Conto de Fraldas é com certeza um dos maiores sucessos dessa banda. Lançado em 1999 para o álbum Tá Na Boa, Conto de Fraldas na versão do Tianastácia ganhou ares mais acústicos, estilo rock rural, e que com certeza caiu no gosto do público.

E quem nunca ouviu este cover do Tianastácia sem saber que na verdade esta canção é do Tom Zé que atire o primeiro tim tirim tirim tim, tim tirim tirim tim...

Postar um comentário

4 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Esse cover fez bastante sucesso na época em que eu estava na faculdade, mas agora demorei pra me lembrar dela. Também não sabia que a original era do Tom Zé.

    ResponderExcluir
  2. bela lembrança! até tenho esse cd do tianastácia, a banda tá na ativa? eu gostava bastante!

    ResponderExcluir
  3. Eu ia escrever sobre essa cover uma vez, mas como ainda não tinha a original do Tom Zé no YouTube para linkar, deixei passar... E adoro!

    ResponderExcluir
  4. A Banda está na ativa sim e no seu último Álbum TPM (Tianastácia no País das Maravilhas) tem 2 covers muito boas... Faroeste Caboclo e Balada do Louco.

    ResponderExcluir