0299 - I Got You, Babe - UB40 & Chrissie Hynde [1985]


Nos idos dos anos de 1960 a dupla fofurinha da América (do norte) era Sonny and Cher. O casal, além de cantar junto, também ganhou um programa na década seguinte, mas antes disso, em 1965 gravaram a música que os tornaria sucesso absoluto: I Got You, Babe.

Sobre Cher, já contei um pouco da trajetória dela aqui e, de alguma forma, se mistura com a de Sonny Bono (Salvatore Bono - não, ele não era parente do Bono Vox rs):  começou a carreira como produtor musical, trabalhava com Phil Spector e, depois do sucesso com Cher se dedicou à TV (trabalhou até na Ilha da Fantasia, com o final do programa da dupla) e no cinema, como em Aperte os Cintos, o Piloto Sumiu! 2 e ainda foi se meter em política antes de falecer em 1998, num acidente de ski.


Cher canta em vários momentos de sua carreia a música que imortalizou com Sonny, uma dessas é a versão de 1993 para o CD  The Beavis and Butt-Head Experience. Um CD "trilha sonora" dos personagens mais queridos e asquerosos da TV na década de 1990. (Quem não ouviu pela primeira vez falar em nachos assistindo o programa, que atire a primeira pedra).


Essa versão daria um cover for fun fácil... ou até um trash, dependendo do humor do autor... O UB40, reza a lenda, formou-se num fila para recebimento do seguro desemprego, em Birmingham, Inglaterra. Na verdade o nome viria exatamente daí: Unemployment Benefit (Form) 40 e não de um submarino alemão, como muitos poderíam ter pensado (como eu).

Eles foram uma das primeiras bandas inglesas a tocar reggae, se valendo de letras com críticas sócio-políticas, refletindo a vida da classe operária do norte da Inglaterra. Afinal, estamos em 1978: desemprego, recessão, inflação, toda uma atmosfera de quem pede por mudanças.

Em 1980, Chrissie Hynde assisti a um show da banda num pub e os convida para abrirem shows dos Pretenders e daí para o sucesso do primeiro single da banda King/Food For Thought. Curiosamente, o sucesso nos Estados Unidos só acontece em 1983 com uma cover de Neil Diamond: Red  Red Wine, do álbum Labour Of Love (merece uma postagem, não acham?). 

A cover de hoje foi gravada dois anos depois, no disco Baggariddim, a música aparece também num álbum de hits dos Pretenders.


O mais engraçado de todas essas covers é que na minha cabeça, UB40 sempre me pareceu uma banda  apenas de covers, até pesquisar sobre a banda. Afinal de contas, em 1993, o UB40 gravariam mais uma versão que fez muito sucesso, um hit do Rei do Rock Elvis Presley, (I Can't Help) Falling In Love With You, que até entrou para a trilha sonora do filme Sliver, Invasão de Privacidade.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.