Cover News: A Rio +20 e o curta de animação com cover da música The Scientist

Um dos principais pontos de discussão da Rio +20 é a forma de como o homem deverá dentro em breve mudar a forma de cultivar, compartilhar e consumir alimentos, passando para uma forma sustentável e sem prejudicar a si próprio e o meio ambiente. Além disto, líderes do mundo todo presentes nesta conferência terão de discutir como alimentar o grande contingente populacional de famintos do Planeta Terra, que hoje está em 952 milhões de pessoas e, que praticamente duplicará, passando para 2 bilhões em 40 anos...

A resposta definitiva para esta difícil equação, a do aumento populacional versus o aumento sustentável na produção de alimentos, está bem longe de ser resolvida e certamente não sairá da Rio +20 a resposta imediata para este problema.

Mas, se o 1001 Covers pudesse participar do fórum deste tema, com certeza iríamos propor que todos os participantes assistissem o curta de animação Back To The Start (De Volta Ao Começo) que bem contextualiza a questão da produção de alimentos na atualidade e, de quebra, possui como trilha sonora a brilhante versão country feita por Willie Nelson para a canção The Scientist do Coldplay - já resenhada aqui em outra versão na voz da cantora Aimee Mann.

O curta idealizado pela rede de comida mexicana Chipotle – conhecida no mundo inteiro pelo uso de ingredientes orgânicos em seu cardápio e que apoia fazendas com práticas agrícolas sustentáveis – foi ao ar pela primeira vez nas redes de TVs norte-americanas durante um dos intervalos comerciais da transmissão do Grammy 2012, após a apresentação ao vivo do Coldplay naquele evento.

A animação mostra inicialmente uma fazenda familiar pequena, com vários porquinhos criados de forma natural (extensiva). Com o passar do tempo, os animais da fazenda passam a ser criados de forma intensiva, em fábricas que processam milhares de porquinhos, alimentados a base de hormônios e antibióticos, deixando rastros de resíduos tóxicos no meio ambiente.

E é aqui que a letra de The Scientist toca o âmago da discussão: "Questions of science, science and progress, don't speak as loud as my heart. Nobody said it was easy". 

Sem dúvida nenhuma, a industrialização da agricultura se tornou um grande debate mundial. Logo, indagações sobre o assunto voltam à tona: como pequenas fazendas poderão competir e sobreviver frente ao poderio das mega-corporações que dominam a produção mundial de alimentos? E mais: como atender a demanda crescente por alimentos?

Talvez parte das respostas para estas questões estejam na conclusão deste curta, onde se percebe o erro cometido ao se industrializar massivamente a agricultura e volta-se ao início da história, com a criação em pequenas fazendas. Portanto, respeitando e apoiando a produtividade das pequenas propriedades que realizam práticas menos nocivas ao ambiente durante a produção de alimentos pode ser parte da solução da difícil equação.


A cover de Willie Nelson está disponível para download no iTunes e todo o dinheiro arrecadado com ela será revertido para a Chipotle Cultive Foundation, entidade que apoia instituições e produtores comprometidos com a produção sustentável de alimentos.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Outro cover sensacional da Aimee é One do Harry Nilsson, que também faz parte da trilha de Magnolia.
    Essa cantora é muito talentosa.

    ResponderExcluir