0302 - Don't You Forget About Me - AM [2005]

Qualquer lista com clássicos dos anos 1980 tem que ter Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985), do falecido diretor-produtor-roteirista John Hughes. E nem é por méritos do filme - uma dramédia boba com personagens ultra-estereotipados - mas pela geração de cineastas e roteiristas que inspirou. 

Associar Clube dos Cinco a música é muito fácil: o tema do filme é Don't You Forget About Me, maior sucesso dos escoceses do Simple Minds. Formada em 1978 na cidade de Glasgow, a banda não é a autora da canção, que foi escrita por Keith Forsey (autor do oscarizado tema de Flashdance, What a Feeling) e Steve Schiff (guitarrista e compositor conhecido por tocar com Nina Hagen).

Tão pouco foi a primeira escolha dos produtores para gravá-la: antes, Cy Curnin (The Fixx), Bryan Ferry e Billy Idol recusaram, até a banda de Jim Kerr ser convidada e, após a insistência da gravadora, finalmente aceitar. Alteraram arranjos, gravaram em um estúdio londrino e... a música estourou. Surpreendentemente, embora o filme tenha envelhecido malDon't You Forget About Me continua firme e forte como um clássico.


AM não é somente um músico e compositor estadunidense, mas também o nome de seu grupo. Seus trabalhos são mais conhecidos pelos telespectadores de seriados, já que várias músicas podem ser ouvidas desde programas família (Zooey 101, iCarly) a outros voltados para o público adulto (Grey's Anatomy, Criminal Minds, Brothers and Sisters). Rotulado como rock alternativo, AM já excursionou com artistas como Air, Charlotte Gainsbourg e Caetano Veloso.

A ótima cover que fez para Don't You Forget About Me foi lançada no álbum High School Reunion: A Tribute to Those Great 80s Films, que traz versões de canções de inesquecíveis filmes da década de 1980 - nem sempre bons, mas enfim - que quem cresceu assistindo à Sessão da Tarde jamais esquecerá. Além disso, figurou também entre as faixas da trilha do filme de A Mentira (Easy A, 2010), que inclui a versão original do Simple Minds para os saudosistas. Com riffs e um vocal meio gritado, AM deu uma roupagem muito mais roqueira ao tema de Clube dos Cinco. Aliás, os mais desatentos podem até demorar um pouco para perceber que se trata da mesma música. Destaque para a parte do "la la la la", que ficou irreconhecível.


Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Se o The Kills ou o White Stripes pensassem em fazer um cover de Dont You Forget About Me acho que os arranjos seriam mais ou menos como este do AM - bem garagem por sinal

    ResponderExcluir