0310 - Wish You Were Here - Wyclef Jean e Macy Gray [2009]

Wish You Were Here foi lançado em 1975, ano no qual o grupo londrino estava mais do que consagrado. Por isso, a receptividade calorosa o tornou trabalho de vendagem mais rápida da carreira da banda. Aliás, o álbum chegou a ser considerado, de modo geral, simples - ainda mais se comparado ao antecessor.

Porém, os anos revelaram se tratar de uma das obras mais importantes não apenas do Pink Floyd, mas da música, aparecendo em listas como da Rolling Stone (211º), Q (34º (em 1998) e 43º (em 2000, entre os álbuns britânicos)) e da rádio alemã WDR (1º). 

Já a música não chegou a ser lançada como single, embora tenha se tornado uma das mais conhecidas do Pink Floyd. A letra de Roger Waters e David Gilmour  faz referência a Syd Barrett (1946-2006) e o colapso mental que havia sofrido anos antes.

"Did they get you to trade (Eles fizeram você trocar)
Your heroes for ghosts? (Seus heróis por fantasmas?)
Hot ashes for trees? (cinzas quentes por árvores?)
Hot air for a cool breeze? (Ar quente por brisa fria?)
Cold comfort for change? (Conforto frio por mudança?)
Did you exchange (Você trocou)
A walk on part in the war (Um pequeno papel na guerra)
For a lead role in a cage?" (Por um papel principal em uma cela?)


A versão em estúdio de Wyclef Jean foi lançada no álbum The Ecleftic: 2 Sides II a Book (2000), o segundo de sua carreira. Apoiada no hip hop do músico e cantor, a versão figurou no segundo lugar da parada britânica, em plena terra natal do Pink Floyd, mostrando que sempre haverá espaço para releituras de clássicos do rock que sejam de gêneros diferentes. 


O cantor de origem haitiana, que conheceu o sucesso ao lado de Pras e Lauryn Hill no grupo The Fugees, fez uma versão ao vivo de Wish You Were Here regada a violão, backing vocals femininos e com a participação da diva do R&B Macy Gray - que também acompanhou no piano. Com uma belíssima interpretação de Wyclef, a cover ficou diferente daquela que saiu em seu álbum. Menos hip hop e mais soul, principalmente quando Macy assume o microfone com sua voz peculiar e rouca, dando um toque extravagante à composição de Gilmour e Waters. A apresentação foi feita em 2009, pela plataforma iConcert, que disponibiliza shows ao vivo para a web, HDTV, VOD e smartphone.


Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.