0311 - One Way Road - Paul Weller [2004]

O finado Oasis, uma das bandas mais queridas do rock’n’roll mundial nos anos 90, é também uma das mais odiadas. Tal ódio foi construído principalmente pela presunção dos irmãos Gallagher ao se auto intitularem melhores que os Beatles. Mas, acredito também que muitos que a odeiam ouviram somente Wonderwall e, associado às declarações e postura arrogantes de seus integrantes, prejulgaram negativamente toda a produção musical da banda.

Comparar a produção musical de bandas é algo justo. Prejulgar sem mesmo antes ouvir já considero não ser. Portanto, o Oasis nunca foi e nem será melhor que os Beatles. Assim como os Beatles, o Oasis fez muito sucesso e ótimas canções, mas em proporções bem menores e nada mais do que isto.

Pra quem nunca foi além do que se pode ouvir nas FMs dos anos 90 com o Oasis, sugiro ouvir – sem ranços – os primeiros discos da banda e os lados B. Aliás, os lados B do Oasis são em sua maioria tão bons ou superiores aos lados A. Prova disto é que durante a era Standing On The Shoulder Of Giants (2000), um dos piores trabalhos da banda, foi também a época em que Noel Gallagher gravou excelentes lados B, como One Way Road presente no single do terrível lado A Who Feels Love? (2000).


O guitarrista e compositor Paul Weller, ex-líder e fundador de duas grandes bandas britânicas de sucesso, The Jam e The Style Council, pode ser considerado um dos artistas ingleses mais versáteis, transitando com facilidade entre o rock, o jazz, o blues, o funk, o soul, a acid house, etc.

Weller não é definitivamente do tipo que prejulga antes de ouvir. Já resenhamos anteriormente aqui uma adaptação acoustic rock para a música Wishing On A Star do grupo disco Rose Royce. Esta e outras versões foram gravadas para o álbum Studio 150 (2004). Entre elas encontramos este ótimo cover de One Way Road. Recomendo ouvi-la sem prejulgamentos também. Ouça e depois tire suas próprias conclusões. Acredito, sem medo de errar, que esta versão irá agradar bem menos os fãs do Jam e do Oasis, até porque os metais e a levada soul music neste cover trazem um quê de Style Council.


Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Persiolino, posso dizer que seu texto está lindo ^.^ ?
    Esse lado B eu não conhecia, mas adoro tudo o que o Noel canta. E curti a releitura do Sr. Weller.

    ResponderExcluir