0312 - Heroes - Kasabian [2006]

Um clássico de um dos artistas mais cool de todos os tempos sendo repaginado por uma das bandas britânicas mais interessantes da última década. Fugir de comparações quando se trata de fazer cover de David Bowie é tarefa difícil. Heroes, pelo Wallflowers, por exemplo: na minha pré-adolescência, adorava a música; mas, conforme fui expandindo meu gosto musical e me familiarizando com artistas clássicos, passei a considerar a versão cantada por Jakob Dylan carente da emoção com a qual Bowie a interpreta. 

Coescrita por Bowie e Brian Eno, Heroes mistura sintetizador e guitarra de maneira perfeita. Sua melodia e letra, além da já comentada excelente interpretação do "Camaleão", a tornam uma das minhas canções favoritas - e é quase impossível ouvi-la sem querer gritar junto.

Lançada no álbum "Heroes" (1977), a música faz parte do período berlinense do artista, quando morou na então Alemanha Ocidental. Foi durante essa fase que gravou Low, o citado "Heroes" e Lodger. Curiosidade: Heroes é a segunda canção de Bowie que ganhou mais covers até hoje - a primeira é Rebel Rebel


Formado em 1997 na cidade inglesa de Leicester, o Kasabian (inspirado no sobrenome de Linda Kasabian, membro da "Familia Manson", como ficou conhecido o grupo de seguidores de Charles Manson) é um quinteto formado por Tom Meighan (vocal), Sergio Pizzorno (guitarra), Chris Edwards (baixo), Ian Matthews (bateria) e Jay Mehler (guitarra) lançou o primeiro trabalho, Kasabian, em 2004. O sucessor Empire veio 2006, ano no qual o grupo gravou Heroes e a disponibilizou para download.

A escolha de uma das músicas mais regravadas de Bowie beira a obviedade. Porém, ao dar a ela uma "cara kasabiana", com a percussão e a guitarra características da banda - e um toque meio psicodélico-eletrônico que lembra Chemical Brothers -, o Kasabian conseguiu se esquivar da sombra da canção original e deixar sua assinatura. Resumindo: um belo feito que merece ser escutado.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.