0320 - The Lion Sleeps Tonight - R.E.M. [1993]

África do Sul, 1939. Solomon Linda and the Evening Birds entram no estúdio da maior gravadora do país, a Gallo Record Company, em Joanesburgo, para gravar Mbube - que no idioma zulu significa "leão". Mal sabiam que, décadas depois, a música ganharia uma versão em inglês que se tornaria símbolo da infância de muita gente ao ser utilizada na trilha da animação clássica da Disney O Rei Leão (1994).

Simples e harmoniosa, a canção a cappella escrita por Solomon Linda fez sucesso entre a população negra sul-africana e os imigrantes que adotaram a Grã-Bretanha como lugar para viver
 

A primeira versão de Mbube foi feita no início da década de 1950, pelo grupo norte-americano The Weavers, que incluiu o canto "wimoweh". Em 1961 foi a vez do grupo vocal masculino The Tokens fazer a sua versão estadunidense, intitulada The Lion Sleeps Tonight, acrescentando letras em inglês e a voz de uma soprano. Não deu outra: número 1 da parada da Billboard. A cover do Tokens elevou a música ao patamar internacional - só de direitos autorais com O Rei Leão, estima-se que faturou US$ 15 milhões. E Solomon morreu em 1962, aos 53 anos, sem imaginar o legado da música que criou e foi adaptada ao longo dos anos - e recebendo quase nada pelo seu trabalho.


Listar todas as covers feitas a partir de Mbube é algo que nem o Wikipedia conseguiria fazer - embora a enciclopédia eletrônica traga uma enorme relação de artistas que se aventuraram a gravá-la. De Brian Eno e 'N Sync, passando por muitos grupos e artistas que jamais chegaram ao meu canal auditivo, o nome do R.E.M. se destaca. 

A cover do então quarteto formado por Bill Berry, Peter Buck, Mike Mills e Michael Stipe saiu no lado B do single The Sidewinder Sleeps Tonite - trocadilho com o título? -, que por sua vez foi gravada originalmente para o álbum Automatic for the People. Se já existe motivos demais para gostar de R.E.M., a versão para The Lion Sleeps Tonight confirma o apreço pela banda. Belissimamente interpretada por Stipe, conta com alguns arranjos de metal e algo que parece ser slide guitar, tornando-a uma obra-prima do pop rock. Interessante também é notar que a escolha do R.E.M. foi feita em 1993, portanto um ano antes do lançamento do arrasa-quarteirão da Disney que imortalizou a canção de vez no imaginário daqueles que cresceram na década de 1990. 



Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Que achado esta cover! Adorei mesmo. E adorei + saber que foi lançada antes do filme o Rei Leão!

    ResponderExcluir