0321 - You Really Got Me - Van Halen [1978]

Covers do The Kinks ocupam posição de honra aqui no 1001 Covers. Afinal, esta é a quarta versão de uma música da banda que aparece - confira todas aqui. Artistas diversos como Cornershop, The Black Keys e Bebel Gilberto já tiveram suas releituras comentadas no blog, então nada mais justo do que relembrar uma banda cuja cover chegou a ficar mais famosa do que a original: Van Halen.

Lançada em 1964, quando o Kinks contava com Pete Quaife, Dave Davies, Ray Davies e Mick AvoryYou Really Got Me fez bastante sucesso nas paradas do Reino Unido, conquistando a primeira posição. Aliás, foi o primeiro hit do quarteto - e provavelmente a música com mais versões. Seu riff introdutório é pegajoso e memorável - nos primeiros segundos dá para identificá-la. E embora seja dos anos 1960, já nasceu com a aura de hard rock que o Van Halen confirmaria mais de uma década depois em seu  homônimo álbum de estreia, lançado em 1978. 


Com o hard rock em plena efervescência, surgia o Van Halen, em 1972. O primeiro single da carreira da banda de Pasadena, California, foi justamente You Really Got Me, em uma versão recheada de guitarra e com David Lee Roth mandando muito bem no microfone. Uma escolha acertadíssima para apresentar ao mundo a que veio o Van Halen e o que seria capaz de fazer - como outra cover genial, (Oh) Pretty Woman, de Roy Orbison.

E o que Ray Davies achou da cover? Bem, muito "subúrbio americano". Em uma entrevista ele contou a história de um garoto que o abordou após uma apresentação do The Kinks em uma cidade norte-americana - provavelmente em 1980, já que foi durante a turnê do álbum Low Budget - para dizer que gostava de sua cover de You Really Got Me, do Van Halen. Pois é, às vezes o destino prega peças que só quem está fora da situação consegue achar deliciosamente divertidas.


Anômima

3 comentários:

  1. Oi Garota. Estou sumido, mas ainda vivo. Esta é, até hoje, uma de minhas favoritas. Só um detalhe: a versão do VH é de 1978, ano de lançamento de seu disco homônimo de estréia, e não 1972.

    Ótima escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sumido mesmo, mas apareceu para comentar hehehe. Na verdade eu cito no texto que a versão é de 1978. Quando menciono o ano de 1972 é para dizer que o Van Halen surgiu naquela época. Entendido? rs

      Excluir
  2. Ok, falha minha. É que você falou do surgimento da banda em 1972, e acho que o termo "surgimento" me confundiu um pouco. Porque na verdade, ela foi formada em 1972, mas só surgiu para o público em 1978, com o lançamento do primeiro álbum. E como a frase seguinte já fala do lançamento do single, acabei misturando tudo.

    De qualquer forma, continua sendo uma ótima escolha.

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!