0321 - You Really Got Me - Van Halen [1978]

Covers do The Kinks ocupam posição de honra aqui no 1001 Covers. Afinal, esta é a quarta versão de uma música da banda que aparece - confira todas aqui. Artistas diversos como Cornershop, The Black Keys e Bebel Gilberto já tiveram suas releituras comentadas no blog, então nada mais justo do que relembrar uma banda cuja cover chegou a ficar mais famosa do que a original: Van Halen.

Lançada em 1964, quando o Kinks contava com Pete Quaife, Dave Davies, Ray Davies e Mick AvoryYou Really Got Me fez bastante sucesso nas paradas do Reino Unido, conquistando a primeira posição. Aliás, foi o primeiro hit do quarteto - e provavelmente a música com mais versões. Seu riff introdutório é pegajoso e memorável - nos primeiros segundos dá para identificá-la. E embora seja dos anos 1960, já nasceu com a aura de hard rock que o Van Halen confirmaria mais de uma década depois em seu  homônimo álbum de estreia, lançado em 1978. 


Com o hard rock em plena efervescência, surgia o Van Halen, em 1972. O primeiro single da carreira da banda de Pasadena, California, foi justamente You Really Got Me, em uma versão recheada de guitarra e com David Lee Roth mandando muito bem no microfone. Uma escolha acertadíssima para apresentar ao mundo a que veio o Van Halen e o que seria capaz de fazer - como outra cover genial, (Oh) Pretty Woman, de Roy Orbison.

E o que Ray Davies achou da cover? Bem, muito "subúrbio americano". Em uma entrevista ele contou a história de um garoto que o abordou após uma apresentação do The Kinks em uma cidade norte-americana - provavelmente em 1980, já que foi durante a turnê do álbum Low Budget - para dizer que gostava de sua cover de You Really Got Me, do Van Halen. Pois é, às vezes o destino prega peças que só quem está fora da situação consegue achar deliciosamente divertidas.


Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Oi Garota. Estou sumido, mas ainda vivo. Esta é, até hoje, uma de minhas favoritas. Só um detalhe: a versão do VH é de 1978, ano de lançamento de seu disco homônimo de estréia, e não 1972.

    Ótima escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sumido mesmo, mas apareceu para comentar hehehe. Na verdade eu cito no texto que a versão é de 1978. Quando menciono o ano de 1972 é para dizer que o Van Halen surgiu naquela época. Entendido? rs

      Excluir
  2. Ok, falha minha. É que você falou do surgimento da banda em 1972, e acho que o termo "surgimento" me confundiu um pouco. Porque na verdade, ela foi formada em 1972, mas só surgiu para o público em 1978, com o lançamento do primeiro álbum. E como a frase seguinte já fala do lançamento do single, acabei misturando tudo.

    De qualquer forma, continua sendo uma ótima escolha.

    ResponderExcluir