0322 - Umbrella - Manic Street Preachers [2008]

Em 2007, Rihanna lançou seu terceiro álbum, ironicamente intitulado Good Girl Gone Bad - pois, como sabemos, o único bad da história era o ex-namorado da moça, Chris Brown, que a agrediu em fevereiro de 2009, levando-a a cancelar sua participação no Grammy. Desse trabalho, Don't Stop The Music e Umbrella se destacaram nas paradas de música pop.

Sempre considerei Rihanna uma Beyoncé genérica, subvertendo o estilo R&B e o transformando num pop de cabaré, com direito a trajes mínimos. Portanto, comentar Umbrella é referir-se à excelente cover da banda galesa Manic Street Preachers, já que desconhecia completamente a canção original até ouvir a versão britrock. A letra da música em si não é ruim - mas não foi escrita pela cantora nem para ela: The-Dream, Jay-Z, Kuk Harrell e Terius Nash tinham Britney Spears em mente. De qualquer forma, Rihanna teve a sorte de poder gravá-la e receber uma penca de prêmios por isso.


Manic Street Preachers é um grupo praticamente veterano aqui no 1001 Covers. Afinal, esta é a quinta cover deles a figurar entre as Top Covers - relembre todas aqui. Enquanto o Manics dispensa apresentações, a versão com guitarras afinadas, riffs marcantes e excelente interpretação de James Dean Bradfield merece uma pequena introdução. Feita especialmente para o álbum do NME Awards 2008 - premiação do famoso semanário New Musical Express - que foi distribuído gratuitamente com um exemplar da publicação, ganhou versão acústica e outra remixada.

A primeira vez que ouvi Umbrella pelo Manics foi em um programa de covers da extinta Mitsubishi FM. Nunca mais tive a oportunidade de escutá-la em uma emissora de rádio novamente, mas fiz download e a ouvi tanto que resolvi baixar um ringtone para o celular, contendo o refrão cantando por Bradfield. E assim, mais uma vez, uma cover roqueira supera a original pop - enquanto geralmente os artistas pop destroem uma canção de rock.



Postar um comentário

4 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. é verdade, alguns artistas pop destroem um bom rock

    ResponderExcluir
  2. Não sei se já ouviu essa mesma música com a banda de rockabilly The Baseballs, eu pessoalmente achei que ficou ainda melhor que essa. Se nunca ouviu dá uma conferida.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido sim, mas acho todas as covers do The Baseballs muito parecidas. Nada supera os riffs criados pelo Manic Street Preachers.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da Rihanna, acho que ela foi muito feliz com essa música. O rockabilly ficou muito bom, mas eu prefiro a pegada rock n roll do M. S. Preachers que ficou muito legal. Agora eu me amarrei mesmo foi em uma versão feita pelo Nx Zero no Festival de Verão de Salvador em 2008, este cover ficou bárbaro. Se ainda não ouviram, deem uma conferida, vale a pena.

    ResponderExcluir