0325 - Don't Know Why - Norah Jones [2002]

Em 2002 e 2003, Norah Jones foi um sucesso absoluto. Isto se deu, indubitavelmente, graças a sua voz suave e as melodias bem arranjadas de seu primeiro álbum, Come Fly Away With Me, um trabalho totalmente marcado pelo jazz e piano e que vendeu 22 milhões de cópias ao redor do planeta (já na era "Ipod/mp3").

Despretensiosas e capaz de agradar pessoas de todas as idades e gostos, as músicas de Come Fly Away With Me, mesmo depois de quase 10 anos, ainda são lembradas constantemente pelo público. Apesar de conter vários sucessos, com certeza a faixa Don’t Know Why é a que mais se destaca e se tornou uma espécie de marca registrada de Norah.

Tanto é assim que até hoje, mesmo tendo mudado de estilo, e suas canções terem caminhado para uma vertente mais pop, rock e folk – como podemos perceber em seu último trabalho intitulado Little Broken Hearts (2012) – é muito difícil para Norah Jones desvencilhar-se da sonoridade jazzística emplacada graças a Don’t Know Why. E apesar de sempre vincularmos o nome de Norah Jones essa canção, o que poucos se lembram é que essa gravação é na verdade um cover. A versão original foi gravada pelo cantor e compositor norte-americano Jesse Harris, lançado no segundo álbum de estúdio intitulado Jesse Harris And The Ferdinandos, lá dos idos de 1999.

O vídeo a seguir é de uma apresentação ao vivo de Jesse Harris em 2009 no New York Songwriters Circle...


A história de Jesse com Norah iniciou-se na época em ela estudava na Universidade de North Texas. Assim que se conheceram, Jesse e Norah se tornaram amigos. Um dia, Jesse ouviu Norah cantar uma de suas composições e então ele logo pôs se a ensiná-la outras canções de seu repertório. 

E assim, Norah e Jesse começaram a se apresentar juntos em pequenas casas de shows. Desde então, os dois nunca mais perderam contato um com o outro. 

O compositor natural da cidade de Nova York, participou como instrumentista do EP demo First Sessions (2000) de Norah, que serviu de laboratório para o aclamadíssimo Come Away With Me. Neste EP demo é possível, logo em sua abertura, ouvir a versão praticamente definitiva de Norah para Don't Know Why.


Hoje, Jesse Harris segue sua vida artística em carreira solo e passou recentemente uma temporada no Brasil. Jesse gravou e produziu seu décimo primeiro trabalho chamado Sub Rosa (2012) no Rio de Janeiro. Este  trabalho contém a colaboração direta de diversos músicos brasileiros e participações especiais de artistas como Maria Gadú, Vinicius Cantuária, Conor Obest (Bright Eyes) e, claro, de sua grande amiga Norah Jones.

Voltando a falar de Norah, ela se apresentará no próximo dia 15 de Dezembro na cidade de São Paulo, na casa de show Via Funchal, na turnê de promoção do novo álbum Little Broken Hearts.

Apesar de achar pouco provável, quem sabe no setlist, entre uma e outra música nova, a moça não dê uma palinha de Don't Know Why?

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Vai no show do Jesse Harris? A propósito, nem imaginava que Don't Know Why fosse uma cover.

    ResponderExcluir
  2. Dá uma sacada no cover que a cantora cubana Vania Borges fez desse som... vozeirão e com direito a uma pitada latina na música ;)

    ResponderExcluir