Melhores Covers de 2012 - Parte 1 - Top 10 - Armando Moya


01 - Antony Hegarty - Landslide - original: Fleetwood Mac

Um Rei Midas das versões. Não é a primeira e dificilmente será a última. Sempre que dá seu toque, fica difícil distinguir qual a melhor versão. Ele é um Latino do bem. Sua voz distingue-se por ter personalidade, é marcante. Se essa é a primeira vez que entra em contato com este artista, tenha certeza que, nas próximas vezes que ouvi-lo, você não se esquecerá.

A canção é do Fleetwood Mac, porém o Smashing Pumpkins, aquela banda dos anos 90 com o vocalista careca que mais parecia um Espiridião Amim jovem e nervoso, uma linda baixista e um guitarrista japonês, gravou uma inesquecível cover desta canção em meados dos anos 90.


02 - Easy Star All-Stars - Billie Jean - original: Michal Jackson

Mais do que covers, essa banda faz versões Dubs de grandes álbuns. Pink Floyd (The Dark Side of The Moon), Beatles (Sgt. Peppers...) e Radiohead (OK Computer) foram alguns dos artistas que tiverem esse privilégio. Essa é só uma canção de um álbum genial.

Michael Jackson deve ter curtido. Billie Jean é uma daquelas canções obrigatórias em toda festa que quer ser boa. Se o DJ não tem essa canção, peça seu dinheiro de volta e vá para outro local. Axé, Rock, punk, lambada, forró, samba... não importa qual seja a sua onda, Billie Jean é pré-requisito mínimo em qualquer festa.


03 - Blonds - Talk Show Host - original: Radiohead

Eu tive uma namoradinha que trabalhava com artes. Ela dizia que um quadro precisa de uma moldura que se adapte a trabalho do autor. Não só isso. A posição dele na sua sala de jantar era uma coisa importante, inclusive a escolha dos seus móveis e a cor da cortina. Ah, não só isso, os outros quadros tinham que estar numa ordem pra “harmonizar” tudo. Essa versão tem esse feeling. Não é só uma roupagem que dê para a música a cara da banda, há um respeito com o que o Radiohead fez na original.


04 - Trampled By Turtles - Rebellion (Lies) - original: Arcade Fire

No Rio, qualquer baladinha mais “alternativa” não perde a chance de tocar Arcade Fire. As pessoas ali, pagando vinte reais por uma cerveja holandesa, com seus óculos de aro nerd e todo um visual transado de quem curte uma faculdade de Design... Sim, eu estereotipei, mas a versão feita pelo Trampled By Turtles é perfeita pra quem é moderninho, mas curte a bandeira confederada e finge ser “roots”. Sim, estereotipei novamente. De qualquer forma, original e versão são ótimas.


05 - The Magic Numbers - You Don’t Know Me - original: Caetano Veloso

Depois que Caetano Veloso fez aquilo com a música do Nirvana, nada mais justo do que uma vingança. Há quem diga que é um orgulho ver os gringos tocando MPB. Mesmo quando a canção é 80% em inglês.


06 - Coves - Wicked Game - original: Chris Isaak

Cai o mito de que ninguém consegue cantar essa música de maneira competente. Ela ainda é sexy, ainda é romântica e ainda encanta. Agora, as notas são mais fáceis de alcançar.


07 - Feist - Black Tongue - original: Mastodon

A melhor cantora canadense de nossa geração não poderia ser a Alanis Morrissete (nem o Justin Bieber). Só pra você compreender a versatilidade dessa gracinha, a versão original é de uma banda de heavy metal chamada Mastodon.


08 - Punch Brothers - Kid A - original: Radiohead

É como se essa fosse a versão original e a do Radiohead um versão modernizada.


09 - Civil Twilight - Golden Age - original: Beck

É como se eles tentassem “fazer o Sigur Ross” dessa música.


10 - Vários Artistas - Somebodies (A Youtube Orchestra) - canção original: Somebody That I Used To Know - artista original: Gotye 

Sempre que vejo esse tipo de iniciativa eu fico pensando: “Olha, é o próximo Filtro Solar. Só falta o Bial!!”. Nunca acerto minhas previsões.

Armando Moya

3 comentários:

  1. Antes do Coves, o REM já tinha feito uma cover excelente de Wicked Game (está entre as top covers).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lucie...mas não foi em 2012...é de 1995...
      http://1001covers.blogspot.com.br/2010/02/0112-wicked-game-rem-1995.html

      Excluir
  2. Eu sei, fui eu que escrevi rs. Mas ele comentou que ninguém consegue cantá-la de modo competente, só quis discordar porque o REM conseguiu - ao meu ver.

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!