0337 - It's Oh So Quiet - Björk [1995]

Outro dia, quando falávamos aqui do cover feito por David Lee Roth das músicas Just A Gigolo / I Ain’t Got Nobody, onde descobrimos que Just A Gigolo é na verdade uma versão de Schöner Gigolo, Armer Gigolo originalmente composta em 1928 pelo músico austríaco Leonello Casucci, me lembrei de outro cover que ficou famosíssimo na década de 90, também de origem austríaca...

Nos idos de 1948, na Áustria pós-guerra, o produtor cinematográfico Hans Lang compôs uma polca vienense, com a colaboração do músico Erich Meder, chamada Und Jetzt Ist Es Still. Traduzindo grosseiramente o título em alemão para o português chegamos a algo parecido com E Agora Está Calmo. Esta canção foi originalmente interpretada pelo cantor austríaco Horst Winter.


Em 1951, o também austríaco Bert Reisfeld, famoso na década de 50 por adaptar composições em alemão para o idioma inglês (e vice-versa), fez um verdadeiro retrabalho em Und Jetzt Ist Es Still, reformulando os arranjos e adaptando a letra para o inglês. A essa transformação, Bert deu o título de Blow A Fuse. Esta versão foi interpretada pela primeira vez pela artista e cantora norte-americana Betty Hutton. Betty ficou conhecida em Hollywood como a loira que arrasa quarteirão, mas não por seus dotes naturais e nem pela sensualidade (como acontece atualmente). Betty ficou assim conhecida por sua extrema energia apresentada em suas atuações, principalmente em comédias musicais. Seu maior papel no cinema foi como pistoleira no velho oeste chamada Annie Oakley no filme Bonita E Valente (em inglês, Annie Get Your Gun) de 1950 – papel que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, a tornou vencedora de um Globo de Ouro como melhor atriz de comédia e de quebra a colocou como capa da revista Time. 

Comprovando o título de arrasa quarteirão, a interpretação contagiante de Betty Hutton deixou Blow A Fuse com ares de um musical; o início lento não dá pistas de conter um refrão bem "explosivo". A marca de Betty Hutton em Blow A Fuse praticamente se tornou uma versão definitiva. 


Entretanto, essa interpretação de Betty Hutton só não é totalmente definitiva porque em 1995, uma cantora islandesa, até então mais conhecida no cenário da música alternativa eletrônica, chamada Björk Guðmundsdóttir, ou simplesmente Björk, decidiu regravá-la. 

Porém é preciso dizer que Björk possui uma pontinha de arrependimento em ter regravado Blow A Fuse. Numa entrevista concedida ao jornalista inglês Martin Aston, Björk disse: “De certa forma é contra meus princípios fazer cover de canção antiga, até porque eu sou tão anti-retro. Mas esta canção tem esta história, tem uma narrativa: há um início e algo acontece no meio e o final é diferente”. A versão de Björk para Blow A Fuse ganhou o título de It’s Oh So Quiet e foi lançada com o seu segundo trabalho solo, o disco Post.

O vídeo clipe de It’s Oh So Quiet é um capítulo a parte; até hoje é considerado um dos melhores clipes de todos os tempos. Em 2011, o site da revista especializada em música, NME, o colocou na 76ª posição numa lista com os 100 melhores vídeos clipes de todos os tempos. Com a direção fantástica de Spike Jonze (o mesmo diretor de inúmeros clipes memoráveis como o de Praise You do Fat Boy Slim e Sabotage dos Beastie Boys), este clipe possui muita energia e consegue realçar as qualidades vocais e de atriz da Björk. Mesclando momentos mais letárgicos em filmagem com câmera lenta com ritmos frenéticos e coreografias memoráveis, o clipe nos remete aos musicais da Broadway só que inserido num cenário totalmente anos 90.

Apesar de não ter gostado inicialmente da ideia de regravar uma canção antiga, é inegável que a carreira de Björk após este cover foi elevada a outro patamar. It’s Oh So Quiet se tornou seu maior hit e só na Grã-Bretanha, seu single vendeu 400 mil cópias – ainda bem que a cantora islandesa decidiu em regravar essa canção.


Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Não imaginava que fosse uma cover! É uma das poucas da Björk que gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garota no hall, eu também não sabia que se tratava de uma cover. Mas sempre descobrimos coisas novas neste mundo...hehehe

      Excluir