Cover Playlist - 10 covers de músicas do The Cure

Depois de 17 anos o Cure volta ao Brasil para dois shows, um no dia 06 de Abril no Estádio do Morumbi em São Paulo e outro HSBC Arena no dia 04 de Abril no Rio de Janeiro. Quiçá serão shows antológicos como os de 1996 e de 1987. Especificamente sobre o show de 1996, apresentado no finado festival Hollywood Rock, deixo aqui o link com a resenha de Luiz Felipe Carneiro que se encontra no site do jornalista Sidney Rezende, que conta com detalhes esse inesquecível show da banda inglesa em terras brasileiras.

Com mais de 35 anos de carreira, a banda liderada pelo vocalista e compositor Robert Smith tem uma grande legião de fãs pelo mundo afora. Dentre estes fans, muitas bandas e artistas de todos os gêneros e estilos já prestaram homenagens por meio de regravações de sucessos do Cure. Então, numa espécie de aquecimento pré-shows do Cure no Brasil, selecionamos aqui os 10 melhores covers em nossa opinião de hits famosos desta importante banda inglesa. Confira:

10 – A Forest – Nouvelle Vague [2004]
Lançada no debut do grupo francês Nouvelle Vague, essa versão ficou, parafraseando Cazuza, meio bossa nova e rock’n’roll.


09 – Seventeen Seconds – Cowboy Junkies [2004]
Esse cover foi retirado do segundo disco da edição limitada do álbum One Soul Now do grupo canadense Cowboy Junkies. A interpretação da vocalista Margo Timmins dá até maior dramaticidade a música do que a interpretação original de Robert Smith.


08 – Lullaby – Editors [2007]
Em 2007 na comemoração dos 40 anos da Radio 1 da BBC foi gravado uma compilação só de covers. Os Editors ficaram responsáveis neste trabalho em regravar este clássico de 1989 do The Cure. O resultado é uma versão mais rápida e contagiante do que a original, com interpretação na voz grossa do vocalista do Editors Tom Smith (que não é parente do Robert)


07 – The Love Cats – Tricky [2003]
Versão trip-hop eletrônico do músico e ator inglês Tricky gravado para o seu álbum de 2003 Vunerable.


06 – Boys Don’t Cry – Grant Lee Phillips [2006]
Um folk acoustic de primeira de Grant Lee para este que foi um dos primeiros single da discografia do The Cure. 


05 – Lovesong – Adele [2010]
Adele com sua super voz do tipo contralto só acompanhada de violão e teclados não precisa de outros instrumentos para deixar este clássico do Cure mais clássico ainda.


04 – Disintegration – :papercutz [2011]
Fazer um cover de uma música tão icônica quanto Disintegration pode ser arriscado demais para qualquer artista, seja esse de maior ou menor experiência musical. Felizmente, o grupo português :papercutz foi extremamente competente ao fazer este cover, tornando-a até mais palatável que a versão original.


03 – In Between Days – Ben Folds [2005]
Ótima cover de Ben Folds, com presença marcante de seu piano no arranjo elaborado para esta versão e que já recebeu uma resenha aqui no 1001 Covers.


02 – Pictures Of You – Angie Hart [2008]
Ex-vocalista da banda Frente!, Angie Hart talvez seja mais conhecida por outro cover, uma linda versão de Bizzare Love Triangle do New Order. Mas neste cover já em carreira solo, Angie não fez feio não. Muito pelo contrário, Angie fez uma versão bem emotiva de Pictures Of You que foi utilizada pelo governo australiano na campanha contra motoristas que desrespeitam os limites de velocidade no trânsito.


01 – Just Like Heaven – Dinosaur Jr [1989]
Versão visceral da banda americana nascida nos anos 80, cheia de distorções de guitarra e carregada de muita energia. Segundo o próprio Robert Smith, das regravações de músicas do Cure que ele já ouviu, esta do Dinosaur Jr é a sua predileta.

Postar um comentário

5 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Não escutei todas ainda, mas já senti falta de In Between Days pelo Ben Folds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, então Garota eu havia me esquecido deste cover =(
      Já reparei o erro no post.
      Beijo e obrigado pela lembrança

      Excluir
    2. A outra que tinha colocado também era boa, mas sou "Team Ben Folds" hehehe.

      Excluir
  2. Também tem Just Like Heaven, nas vozes da dupla "The Watson Twins"!

    ResponderExcluir