0339 - Breakdown - Foo Fighters & Bob Mould [2011]

Em 1976, Tom Petty and the Heartbreakers lançava seu primeiro disco, batizado com o nome do grupo. Não foi um sucesso instantâneo: demoraria dois anos para estourar nos Estados Unidos. Os carros-chefe do álbum são músicas que até os dias de hoje embalam a programação de emissoras de rádio dedicadas ao gênero rock: Breakdown e American Girl, sendo a primeira o single de estreia.

Breakdown é uma balada rock. Simples e direta, começa como uma música lenta de coração partido, até Tom Petty iniciar o refrão com "Baby, breakdown" e os backing vocais ditarem os ritmo da canção. A letra, sobretudo, é sobre entregar-se ao amor

"There is no sense in pretending (Não há sentido em fingir)
Your eyes give you away (Seus olhos te entregam)
Something inside you is feeling like I do (Algo dentro de você sente como eu sinto)
We've said all there is to say" (Dissemos tudo que deveria ser dito)

É uma canção curta, porém poderosa, de um dos grupos de rock mais legais de todos os tempos. Por isso, merecia uma cover feita por uma banda idem: Foo Fighters.


Dificilmente um habitante do planeta Terra que se diz plugado nunca ouvi falar do Foo Fighters. Uma das bandas estadunidenses mais queridas do público brasileiro, foi formada em 1994, pouco tempo após a morte de Kurt Cobain e, consequentemente, o final do Nirvana. "Desempregado", o então baterista Dave Grohl quase aceitou uma vaga permanente para ocupar as baquetas no (quem diria!) Tom Petty and the Heartbreakers, mas decidiu se dedicar a um projeto que viria a se tornar embrião do Foo Fighters. O burburinho causado pelo álbum, que foi quase inteiramente gravado por Grohl, cresceu a ponto de ele decidir recrutar outros músicos: o baixista Nate Mendel, o baterista William Goldsmith e o guitarrista Pat Smear (Taylor Hawkins viria a substituir Goldsmith e o guitarrista Chris Shiflett integraria a banda anos depois).

Na turnê do sétimo álbum, Wasting Light (2011), o Foo Fighters decidiu incluir uma cover de Tom Petty and the Heartbreakers no setlist. No vídeo abaixo, tirado de um show em Nova York, é possível apreciar a versão ao vivo, que contou com a participação de Bob Mould (ex-guitarrista e vocalista da banda oitentista Hüsker Dü) na guitarra. Com uma interpretação mais hard rock, o grupo levou Breakdown a uma plateia cuja maioria, acredito, não havia nem nascido quando Petty & cia entraram em estúdio para gravá-la, em 1976. E uma curiosidade que vale a pena ressaltar: toda semana, a fanpage no Facebook de Tom Petty and the Heartbreakers traz uma cover. Recentemente, indicaram esta do Foo Fighters - o que foi um tremendo achado para quem não a conhecia.


Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.