0343 - Marvin - Titãs [1984]

O cover deste post traz mais uma daquelas músicas que você nem se quer desconfiava se tratar de uma versão. E é uma versão de muito sucesso por sinal, afinal, quem nunca ouviu aquela canção da banda paulistana Titãs que conta a história de um rapaz que perdeu o pai aos 13 anos e teve de ir para a roça trabalhar e sustentar sua família?

Agora, seja sincero, você, leitor, já ouviu alguma música da banda norte-americana Chairmen Of The Board? Aposto que mais de 90% dos leitores nem sabiam da existência desta banda na face da Terra, ou se esqueceram dela.

Para você que nem sabia da existência ou se esqueceu do tal Chairmen Of The Board, vamos voltar ao mês de Dezembro de 1969, quando esta banda, de estilo mais voltado para soul music, gravou seu disco de estreia chamado Give Me Just a Little More Time. É neste trabalho que podemos encontrar a música Patches. Sem mais delongas, ouça Patches:



Perceberam!? Se você prestou bem atenção a música Patches e conhece um pouco dos grandes sucessos dos Titãs, com certeza já a correlacionou com Marvin. O curioso é que o disco Give Me Just a Little More Time, que atingiu 1 milhão de cópias vendidas em 1970 e recebeu disco de ouro da Recording Industry Association of America (RIAA) nos EUA, não tinha Patches como seu maior hit e sim a música Give Me Just a Little More Time. Mas aqui no Brasil, Patches, ou melhor Marvin, que ficou super conhecido pelo público. 

Dia atrás, arrumando minha coleção de CDs, me deparei com o disco Acústico MTV Titãs (1997) e abri o encarte. A maioria dos meus CDs possui o encarte é quase intacto. Era o caso deste disco. Resolvi abri-lo e fiquei curioso ao ler nos detalhes da faixa Marvin a palavra “patches” entres parênteses e nos créditos os nomes R. Dunbar e G. N. Johnson. Ávido por descobrir e coletar informações de covers, corri para o notebook atrás de mais informações.

Descobri que G. N. Johnson, ou General Norman Johnson, foi o vocalista principal da tal Chairmen Of The Board e R. Dunbar, ou Ronald Dunbar, foi cantor e compositor colaborador deste mesmo grupo. Já o cover brasileiro surgiu de outra parceria: Sergio Brito e Nando Reis. Sergio e Nando fizeram Patches virar Marvin. A versão em português foi lançada em 1984 no álbum de estreia dos Titãs.


Queria muito saber o motivo pelo qual Nando e Sergio escolheram adaptar esta canção do Chairmen Of The Board. Pesquisei mas não descobri nada relevante a respeito da escolha. Quem sabe um dia descobriremos. Ao menos, agora você já pode contar aos amigos sobre a verdadeira história de Marvin dos Titãs.

Persiolino

4 comentários:

  1. Respostas
    1. É verdade Ayan! Aproveito para convidá-lo a sugerir mais posts como este. Sinta-se a vontade!

      Excluir
  2. Esta parece mais antiga e mais próxima do arranjo deles:

    http://www.youtube.com/watch?v=M_LQ4_MhDu4

    ResponderExcluir
  3. Achei uma versão com George Jones & B.B. King, muito boa a qualidade a arranjos muito bons: http://www.youtube.com/watch?v=LBloZdTqnZo
    Agora aproveitando gostaria de saber quem gravou os baixos do primeiro disco, tem pessoas que falam que foi o Pena Schmidt...

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!