0354 - The Times They Are A-Changing - Don Henley [1993]

Num momento histórico de nosso país, onde as pessoas de todas as cidades estão nas ruas a protestar contra as mazelas e falcatruas que nossos governantes têm nos impelidos há tempos, não pude deixar de lembrar a clássica canção de protesto The Times They Are A-Changin’ escrito por Bob Dylan.

Em 1963, muitos jovens norte-americanos podiam sentir uma grande mudança no panorama cultural e político dos EUA. Mas apenas Bob Dylan conseguiu expressar e retratar com precisão o que aqueles jovens sentiam. Em entrevistas concedidas e em biografias escritas sobre Dylan, o próprio descreve The Times They Are A-Changin’ como sendo “uma canção com um propósito”. Mas o que é mais bonito de observar é que este propósito contém um teor político sem ser política. Ela simplesmente tenta dar voz a um sentimento emudecido dos jovens de que algo precisava ser mudado. Ela não endereça nenhuma reivindicação específica. Ela reflete uma visão direta de Dylan sobre injustiças sociais presentes no dia-a-dia das pessoas e o sentimento de que os governantes nada fazem para mudar a situação. Mas, também, ela mostra que os jovens podem e vão mudar tal situação.

The Times They Are A-Changin’ foi composta no ano de 1963 porém só veio a ser lançada oficialmente 1964 no disco que levava o mesmo nome. Na lista das 500 Melhores Canções de Todos os Tempos elaborada pela revista especializada Rolling Stone, The Times They Are A-Changin’ figura na posição 59.


Dentre as centenas de versões feitas a esta música, escolhi o cover produzido por Don Henley. Don foi vocalista, baterista e um dos fundadores da banda The Eagles. Sua versão para The Times They Are A-Changin’ foi gravada em 1993 no evento realizado pela MTV chamado MTV Rock’n’Roll Inaugural Ball que comemorava a saída de George Bush (pai) e a entrada de Bill Clinton na presidência dos EUA.

Independentemente das motivações políticas por de trás daquele evento festivo, a versão de Don Henley é significativa pois ao menos ali, naquele instante, o público que cantava junto os versos de Dylan se sentiam diretamente responsáveis pelo momento de mudança. Além disto, vale ressaltar que a versão de Henley e sua banda possui um arranjo de altíssima qualidade, com direito a um ótimo solo de guitarra antes da última estrofe da canção. E com o Coral da escola Woodrow Wilson de Washington DC entoando em uníssono a significativa letra de Dylan faz deste cover de The Times They Are A-Changin’ um momento verdadeiramente inspirador.


Mesmo após 50 anos de sua inscrição, The Times They Are A-Changin’ parece ter sido concebida por Dylan especialmente para este momento no Brasil, tal é seu grau aderência ao sentimento de mudança que levaram milhares de brasileiros as ruas.

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. esse cover eh sensacional! adoro o Henley e sua voz ficou otima na versao junto com o arranjo sensacional, bem melhor que a versao de Bryan Fery.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu também achei que ficou melhor que a versão do Bryan Ferry. Têm várias versões para esta canção de Dylan, arrisco a dizer que tem mais de 100 versões...

      Excluir