0360 - Land Of Confusion - Disturbed [2005]

Quando o ator Ronald Reagan foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América em 1981, muita gente duvidou que seu governo fosse adiante, afinal de contas, como poderia um político com pouca experiência controlar a maior potência mundial da época? Contrariando todas as expectativas, Reagan não somente desenvolveu uma das mais notórias passagens pela presidência americana, sendo re-eleito no ano de 1985, encerrando seu mandato complementar com 73% de aprovação. Sua contribuição para a história mundial, conta com uma não tão bem sucedida negociação com a Rússia pelo fim da Guerra Fria, que tirou o sono de várias nações, especialmente do povo norte-americano.

Alvo constante de críticas, Reagan possui um bom-humor incrível, aceitando qualquer tipo de brincadeira que envolvia sua administração a frente da Casa Branca. Prova disso é que, em 1986, no auge do conflito com a Rússia, o grupo Genesis resolveu fazer da sua música Land Of Confusion um hino para as tropeçadas que o então presidente cometeu ao tentar a paz entre o governo de Kremlin e o restante do mundo. A canção ganhou estrondoso sucesso por seu videoclipe, que mostra as peripécias de Reagan para conter a possível destruição do país, diante de uma ameaça nuclear.

Os créditos pela construção do clipe de Land Of Confusion são devidos aos criadores do programa de humor britânico Spitting Image, após o vocalista e baterista do Genesis, Phil Collins, ter assistido a um quadro onde ele próprio era representado por um dos bonecos idealizados pelos produtores do show, Peter Fluck e Roger Law. Para retratar o clima descontraído e irreverente da música, foi usado como pano de fundo a corrida americana pelo fim da Guerra Fria, onde o então presidente Ronald Reagan é colocado em diversas situações cômicas e inusitadas, inclusive vestindo o uniforme de Super-Homem e confundindo um dos botões ao lado de sua cama, detonando uma bomba ao invés de chamar a enfermeira. Todos os membros do Genesis ganharam sua versão puppet, assim como figuras políticas e artísticas em destaque na época, entre elas Margaret Thatcher, Jimmy Carter, Mikhail Gorbachev, Tina Turner, David Bowie, Bob Dylan e muitos outros.


Avançando para o meio dos anos 2000 e dadas as devidas adequações históricas, políticas e sociais, o Disturbed manteve sua tradição em gravar covers no álbum Ten Thousand Fists e escolheu Land Of Confusion para a ocasião, influenciados pelo conflito no Kuwait, onde o grupo fez uma série de apresentações para as tropas americanas. Aproveitando o gancho deixado pelo Genesis, o Disturbed também fez do videoclipe oficial para a música uma crítica ao governo americano, agora comandado por George Bush. David Draiman, vocalista do Disturbed, que é bacharel em Administração, Ciências Políticas e Antropologia, convidou o ilustrador Todd Mcfarlane (cujo trabalho mais importante é a HQ Spawn) para dar vida ao mascote da banda, conhecido por The Guy. O clipe mostra o personagem lutando para salvar o mundo e derrubando todos aqueles que se opõem aos conceitos de paz, fraternidade e igualdade. 


Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Excelente clip, lembra de já ter o visto mas é sempre bom relembrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Accalon2 que você gostou de relembrar este cover. Fique a vontade para comentar e deixar sugestões. Abraço!

      Excluir
  2. os dois clipes sao maravilhosos!

    ResponderExcluir