0371 - My Drug Buddy - Fran Healy [2011]

Uma balada singela, a princípio, você pensa ser apenas mais uma de amor. Porém, adentrando por ela você descobre se tratar na verdade de uma triste realidade que afeta boa parte dos jovens de qualquer canto do planeta: o vício em drogas. 

É assim, simples, despretensiosa e verdadeira a história de My Drug Buddy, uma das baladas mais legais dos anos 90 que compõe o disco It’s A Shame About Ray (1992) dos Lemonheads. Aliás, vale apena reforçar aqui que o disco todo é excelente. E não existem exageros nisto. Ele é folk, é pop, é rock com leves pitadas de punk, tudo isto ao mesmo tempo. Mas tudo isto também sem a pretensão de ser o que realmente ele é. Um disco de rock dos anos 90 para o restante dos anos que se seguem.

Acredito que nunca antes na história do rock havia sido contada uma estória sobre viciados em drogas de forma tão direta, sem rodeios e de tão forma natural, embalada numa melodia tão bonita como é My Drug Buddy. Frases como "there's still some of the same stuff we got yesterday" ou ainda, “I'm too much with myself, I wanna be someone else” não deixam dúvidas, infelizmente, sobre a dependência ou necessidade do autor (talvez o próprio Evan Dando) em obter drogas para manter seu vicio. Ao mesmo tempo, My Drug Buddy é a química perfeita que mistura guitarra acústica, baixo, bateria e teclados, viciando quem a ouve logo nas primeiras audições.


Fran Healy, vocalista do Travis, é um dos personagens principais do Brit Rock do final dos anos 90, início dos anos 2000. Ele e sua banda estarão presentes ao lado de outros artistas como Blur e Beck no próximo dia 09 de novembro próxmo no Festival Planeta Terra que ocorre em São Paulo.

Naqueles anos, era claro sua predileção pela vertente acústica quase sempre presente nas composições do Travis. Em 2010, Fran Healy navegou em carreira solo lançando um bom disco, o Wreckorder. Canções deste disco como Buttercups ou Anything só enaltecem sua qualidade como compositor e reafirma sua predileção pelo rock acústico. Talvez até por isto Fran Healy tenha se viciado em Lemonheads durante esta sua fase de incursão solo. De fato mesmo, Healy assim como Evan Dando sempre sofreram grande influência do folk rock.

Em turnê para divulgação de seu trabalho solo durante o ano de 2011, Fran Healy começou a apresentar em seus shows solo uma versão usando violão e voz para My Drug Buddy dos Lemonheads. Esta cover foi gravada e divulgada também pelo site da revista Paper que fala sobre cultura indie-pop e moda. O arranjo empregado por Healy é bem simples se comparado a original, porém, mesmo sendo mais orgânica, sem teclados, baixo ou bateria, Fran Healy fez um excelente trabalho nesta cover.


Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.