Melhores Covers de 2013 - Top 20 1001 Covers

Apesar de 2013 ter sido um ano repleto de boas músicas originais, como é o caso do sucesso do Daft Punk, Get Lucky, do lançamento do primeiro álbum do supergrupo Atoms For Peace e da música Royals da cantora neozelandesa Lorde, o ano foi excelente para covers.

Tivemos tributos, covers inesperadas para homenagear artistas que nos deixaram, bem com remakes de novos hits que receberam roupagens diferenciadas. Tivemos também aquela nostalgia, repaginando canções já eternizadas na história da música mundial.

Se 2012 foi um ano sensacional para covers, não podemos dizer que 2013 ficou para trás. Pelo contrário, foi um ano tão melhor quanto. Tão repleto de ótimas versões que foi muito difícil escolhermos apenas 20 covers. Apenas para se ter uma idéia, chegamos a ouvir mais de 40 covers produzidas neste ano e portanto, "filtramos" praticamente 50%.

Segue então nossa listinha de melhores covers de 2013. Comente, colabore, compartilhe conosco suas opiniões. Espero que gostem da seleção e que todos tenham um excelente 2014.

20 – My Sweet Lord – Liam Gallagher, Bonehead & The Charlatans
Original: George Harrison
No show beneficente em prol de pacientes com câncer cerebral e em homenagem ao baterista Jon Brooks do Charlatans, que faleceu recentemente em decorrência desta doença, Liam Gallagher, Bonehead e integrantes do Charlatans fizeram uma ótima versão deste clássico do Georger Harrison em outubro de 2013 no Royal Albert Hall em Londres.



19 – Stop Draggin’ My Heart Around – Adalita & J Mascis
Original: Stevie Nicks & Tom Petty
Adalita Srsen, vocalista do grupo de rock australiano Magic Dirt e o guitarrista, vocalista e compositor J Mascis, da banda norte-americana Dinossaur Jr., fizeram um ótimo duo para o episódio 146 da série RocKwiz do canal de TV australiano SBS que relembrou o clássico feito por Stevie Nicks com Tom Petty, lançado em 1981 no primeiro disco solo de Nicks.



18 – For What It’s Worth – Kid Rock
Original: Buffalo Springfield
A ONG One, que luta para exterminar a pobreza extrema na África, que tem como um de seus fundadores Bono Vox do U2, recrutou neste ano vários artistas de diversos estilos para recriar ao seu modo canções de protesto famosas. Um dos recrutados, Kid Rock foi responsável por refazer este clássico de 1967 que possui uma forte relação com a contra-cultura dos anos 60.



17 – Slide Away – Jake Bugg
Original: Oasis
O mais novo garoto prodígio da Inglaterra, Jake Bugg, conseguiu ao seu modo, apenas acompanhado de seu violão acústico, reconstruir uma das faixas mais legais do discasso Definitely Maybe dos irmãos Gallagher.



16 – A Taste Of Honey – Joss Stone
Original: Bobby Scott
Esta canção fez parte do primeiro álbum dos Beatles, Please Please Me, que em fevereiro completou 50 anos. Os 4 garotos de Liverpool gravaram este disco de 14 canções em apenas um take em um dia. No intuito de reproduzir este mesmo êxito, vários artistas foram convidados pela BBC. Entre os convidados, a cantora Joss Stone ficou incumbida de refazer A Taste Of Honey, uma cover da música de Bobby Scott, que Paul McCartney cantou em Please Please Me.



15 – Doom And Gloom – Miles Kane
Original: Rolling Stones
Esta versão de Miles Kane para esta música lançada em 2012 pelos Stones prova que não é preciso muita parafernália para botar para quebrar no rock’n’roll. Basta apenas, voz, violão e muito ritmo e rock correndo nas veias.



14 – Digital Love / 1901 – Kodaline
Original: Daft Punk / Phoenix
O grupo irlandês Kodaline – que se chamava 21 Demands – fez uma versão bem legal de Digital Love, sucesso de 2001 do duo francês Daft Punk. No lugar do solo instrumental de teclados existente na versão original, o Kodaline introduziu o refrão da música 1901, sucesso de outro grupo francês, Phoenix.



13 – Steady As She Goes – Fitz & The Tantrums
Original: The Raconteurs
O grupo de neo soul de Los Angeles, Fitz & The Tantrums, introduziu linhas de saxofone e teclados bem bacanudos, dando uma nova roupagem ao hit Steady As She Goes lançado em 2006 pela banda Raconteurs, formada por Jack White (White Stripes), Bredan Benson, Jack Lawrence e Patrick Keeler.



12 – Changes – Charles Bradley
Original: Black Sabbath
O vozeirão cheio de emoção do cantor norte-americano Charles Bradley, o Screaming Eagle of Soul, deu seu ar da graça para reinterpretar este grande clássico do Black Sabbath, lançado em 29 de novembro deste ano, durante o Record Store Day nos EUA – dia que celebra a existência das lojas de discos.



11 – Na Rua, Na Chuva Ou Na Fazenda – Tiago Iorc & Clarice Falcão
Original: Hyldon
O entrosamento da dupla formada destas duas grandes revelações da música brasileira é perfeita na reinterpretação desta canção lançada originalmente por Hyldon em 1975. A doçura da voz de Clarice a sutileza dos dedilhados de Tiago fazem mesmo desta cover uma boa pedida para embalar casais apaixonados.



10 – Oh! Sweet Nuthin’ – My Morning Jacket, Neil Young, Jenny Lewis, Elvis Costello e outros artistas
Original: Velvet Underground
Bela homenagem feita a Lou Reed pelos artistas que participaram neste ano deste evento organizado anualmente pelo roqueiro canadense Neil Young e sua esposa Pegi para arrecadar fundos para a Bridge School, organização não governamental que auxilia no desenvolvimento de pessoas que possuem restrições na fala e de movimentos.



09 – Royals – Mayer Hawthorne
Original: Lorde
Um dos hits de 2013, Royals da cantora neozelandesa Lorde foi brilhantemente reinterpretado pelo cantor norte-americano Mayer Hawthorne, que retirou o tom mais sombrio da original para colocar um ar mais soul e dançante a canção.



08 – Lança Perfume – Tsubasa Imamura, Leela feat. Beto Lee
Original: Rita Lee
Fã de música brasileira, a japonesa Tsubasa Imamura possui grande talento com o violão e com o idioma português. Graças a isto, neste ano, Tsubasa contou com a ajuda Leela e Beto Lee para regravar, em versão acústica, Lança Perfume, sucesso de 1980 de Rita Lee. A curiosidade na cover é que a cantora Bianca Jhordão (Leela) ficou a cargo de cantar em japonês a letra adaptada por Tsubasa.



07 – Pure Imagination – Fionna Apple
Original: Gene Wilder
Gravado especialmente para o comercial da rede de restaurantes de comida mexicana Chipotle, a cantora Fiona Apple reinterpretou brilhantemente a canção Pure Imagination do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate.



06 – Hold On, We're Going Home – Arctic Monkeys
Original: Drake
O cantor canadense Drake lançou esta canção em agosto de 2013 e um pouco mais de um mês após o lançamento, a banda inglesa Arctic Monkeys a regravou para o programa de rádio Live Lounge da BBC Radio 1.



05 – Hungry Heart – Divine Fits
Original: Bruce Springsteen
Excelente cover feita pelo Divine Fits para o também excelente Like A Version da rádio australiana Triple J. Destaque na cover para o mini teclado e a percussão improvisada a base de baquetas, chocalho e caderno de anotações.



04 – Dancing On My Own – Kings Of Leon
Original: Robyn
Parece que algumas músicas combinam muito mais com o artista cover do que com o artista que a lançou originalmente. E é bem este o caso desta cover de Dacing On My Own, que a primeira audição parece ter sido feita sob encomenda para o grupo Kings Of Leon mas de fato foi lançada originalmente pela cantora Robyn.



03 – It’s Now Or Never – Rachid Taha & Jeanne Added
Original: Elvis Presley
A canção italiana O Sole Mio recebeu duas adaptações para o idioma inglês. A primeira chama-se There’s No Tomorrow. A segunda adaptação, inspirada em There’s No Tomorrow, recebeu o nome de It’s Now Or Never, eternizada pelo Rei, Elvis Presley. Desta vez, o cantor argelino Rachid Taha, grande expoente do raï, e a cantora Jeanne Added fizeram uma bela cover de It’s Now Or Never, com direito a solos de alaúde e letra adaptada para o árabe.



02 – Sociedade Alternativa – Bruce Springsteen
Original: Raul Seixas
Ninguém ali, naquele noite em São Paulo, um show para ser lembrado por muitos e muitos anos ainda, esperaria uma cover de Sociedade Alternativa de Raul Seixas feita por Bruce Springsteen. Uma cover de arrepiar, tocada com emoção e feita como muito esmero. Todos os músicos da E Street Band estavam bem treinados na música do Raulzito, sem falar na interpretação em ótimo português entoado por Bruce.



01 – Sound And Vision – Beck
Original: David Bowie
Um clássico setentista de David Bowie reimaginado por Beck Hansen com colaboração de Chris Milk. A idéia, patrocinado pela Lincoln Motors, foi colocar a plateia totalmente imersa, em uma apresentação em 360°. Foram recrutados mais de 160 músicos, desde orquestra de cordas, guitarristas, percursionistas, cantor tirolês até coral gospel. Tudo captado por microfones de tecnologia binaural, isto é, uma tecnologia gravação em forma de uma cabeça humana com várias orelhas, capazes de captar o som da maneira como os seres humanos ouvem, reproduzindo a mesma sensação de quem estiver acompanhando a apresentação ao vivo. Com tanta tecnologia, treinamento, esforço e beleza, só poderia resultar no primeiro lugar de nossa listinha.

Persiolino

5 comentários:

  1. Algumas sugestões de covers deste humilde colaborador e amante do site.
    Playlist

    1. Bizarre Love Triangle (Original by New Order) - Stabbing Westward
    2. Under Pressure (Original by David Bowie & Queen) - Keane
    3. Crazy Little Thing Called Love (Original by Queen) - Maroon 5
    4. Don`t Get Me Wrong (Original by Pretenders) - Lily Allen
    5. In Between Days (Original by The Cure) - Face To Face
    6. Don`t You (Forget About Me) (Original by Simple Minds) - Sprung Monkey
    7. Wal like An Egyption (Original by Bangles) - The Feeling
    8. Push It (Original by Salt 'N' Pepa) - The Rosebuds
    9. Girls Just Wanna Have Fun (Original by Cindy Lauper) - Relient K
    10. Beat It (Original by Michael Jackson) - Fall Out Boy & John Mayer
    11. 99 Red Ballons (Original by Nena) - Goldfinger
    12. Private Idaho (Original by B-52's) - Raimundos
    13. This Charming Man (Original by The Smiths) - Braid
    14. Synchronicity II (Original by The Police) - Queensryche
    15. Break On Through (Original by The Doors) - Stone Temple Pilots
    16. Back In Black (Original by AC/DC) - The Hives
    17. I Feel Free (Original by Cream) - Foo Fighters

    Esta listagem está disponível neste podcast:
    https://soundcloud.com/bossa-carioca/cover-songs

    Play List:

    1. No More Lonely Nights (Paul McCartney Cover) – Merrymakers
    2. Mercy, Mercy Me (Marvin Gaye Cover) - Pearl Jam & The Strokes
    3. Sledgehammer (Peter Gabriel Cover) - KT Tunstall
    4. Everybody Wants To Rule The World (Tears For Fears Cover) – Relient K
    5. Enjoy The Silence (Depeche Mode Cover) – Failure
    6. Pet Sematary (Ramones Cover) - Plain White T’s
    7. Here Comes Your Man (Pixies Cover) – Samiam
    8. Clarity Of Mind (Spy Vs Spy Cover) - TH3
    9. Message In A Bottle (The Police Cover) – Excel
    10. Sweet Home Alabama (Lynyrd Skynyrd Cover) – Bonfire
    11. Should I Stay Or Should I Go (The Clash Cover) - Living Colour
    12. Kiss (Prince Cover) - Autoramas & B Negão
    13. I Can't Go For That (Daryl Hall and John Oates Cover) – Orson
    14. Blue Monday (New Order Cover) – Orgy
    15. It's My Life (Talk Talk Cover) - No Doubt
    16. Baker Street (Gerry Rafferty Cover) - Foo Fighters
    17. Because The Night (Patti Smith / 10.000 Maniacs Cover - Garbage & Screaming Females

    Esta listagem está disponível neste podcast:

    https://soundcloud.com/bossa-carioca/cover-songs-part2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dudu, ótimas sugestões...
      Por um acaso você não gostaria de ser nosso colaborador?
      Abração

      Excluir
  2. esse também é muito bom https://www.youtube.com/watch?v=eWuf0qU7MaI

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!