0377 - Bette Davis Eyes - Kim Carnes [1981]

Em época de Globo de Ouro e indicações para o Oscar, nada melhor do que relembrar uma cover que ressalta uma das principais marcas de uma das atrizes mais importantes de Hollywood: os olhos de Bette Davis

Logicamente Bette Davis não era apenas seus olhos. Ela foi uma das atrizes mais completas da história do cinema. Ganhadora de duas estatuetas como melhor atriz, Miss Davis fascinava a qualquer espectador com seus personagens. Mas a expressividade de seu olhar sempre exerceu um fascínio muito grande em seus admiradores. Tanto foi assim que até lhe rendeu uma homenagem em forma de canção.

A cantora e compositora Jackie DeShannon juntamente com sua parceira de composições Donna Weiss fizeram a música Bette Davis Eyes em 1974, lançado originalmente no disco New Arrangement de DeShannon em 1975. A inspiração para compor a música veio após DeShannon assistir a cena do filme Estranha Passageira de 1942, onde Bette Davis quase cai em cima do ator Paul Henreid, após o mesmo acender um cigarro para Bette.

A gravação de Jackie DeShannon na época não obteve sucesso. O arranjo original tende mais para o jazz dancehall e o swing, e certamente não é o arranjo e a forma mais conhecida desta canção. 


A Bette Davis Eyes como a conhecemos é na verdade uma cover gravada por Kim Karnes em 1981. Segundo consta em artigo produzido pelo site The Pop Dig History, a Bette Davis Eyes neste formato mais comtemporâneo e mais dançante, com a inclusão de teclados, foi idéia do tecladista Bill Cuomo, membro da banda de Carnes.

Graças a esta “remodelagem”, a cover de Carnes para Bette Davis Eyes ficou 9 semanas em primeiro lugar na parada Billboard Hot 100 dos EUA durante os meses de Maio, Junho e Julho de 1981. Além disto, Kim Carnes ganhou graças a este cover os prêmios Grammy em 1982 como melhor canção e melhor gravação do ano.


Com tantos êxitos e devido ao grande sucesso alcançado, muitas pessoas acreditam erroneamente até hoje que Kim Carnes tenha sido a compositora original de Bette Davis Eyes, mas justiça seja feita a Jackie DeShannon, fã da atriz Bette Davis e que lhe rendeu esta bela canção.

Bonus Track:
E como o tema está ligado ao cinema, vale a pela conferir também a ótima e dançante cover de Bette Davis Eyes feita para o filme Duets - Vem Cantar Comigo - interpretada pela atriz Gwyneth Paltrow.


Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. nuuuuussa, quando eu era criança achava que era o Rod Stewart quem cantava rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nussa Menina, vc achava mesmo que o Rod era o cantor? E justo o rouco Rod...

      Excluir