0381 - L'Appuntamento (Sentado à beira do caminho) - Ornella Vanoni [1970]


Ocean’s Twelve ou Doze Homens e Outro Segredo é a continuação do filme Ocean’s Eleven ou Onze Homens e Um Segredo, dirigido por Steven Soderbergh e estrelado por uma seleção de artistas famosos entre eles George Clooney, Julia Roberts, Brad Pitt, Catherine Zeta Jones, Matt Damon e Andy Garcia.

Com certeza, você, leitor aficionado pela telona, deve se lembrar deste grande sucesso de bilheteria em 2004 que conta as aventuras de Danny Ocean (Clooney) e sua quadrilha, organizando e executando assaltos incríveis, planejado nos mínimos detalhes.

Porém, o que poucos de nós nos atentamos é para a trilha sonora desse filme. E estou afirmando isto porque quantos de nós verdadeiramente conseguimos identificar a música Sentado À Beira do Caminho da dupla Erasmo Carlos e Roberto Carlos logo nas primeiras cenas de Ocean’s Twelve?

Sentado A Beira Do Caminho foi lançada originalmente em 1969 por Erasmo Carlos. Esta música foi inspirada na canção Honey (I Miss You) de Bobby Russell,  lançada e interpretada pelo cantor norte-americano Bobby Goldsboro em 1968. Contudo, Sentado À Beira do Caminho não é uma versão de Honey (I Miss You) pois possuem temáticas diferentes, apesar das músicas possuírem melodias que se assemelham.

Aqui a música de Bobby Russel:


E aqui a versão original do Tremendão, de 1969:


Voltando ao filme Ocean’s Twelve, prestando bem a atenção nos primeiros minutos do filme, podemos perceber que a música de fundo é uma versão no idioma italiano de Sentado À Beira do Caminho. Veja:


A cover italiana recebeu o título de L’Appuntamento (O Encontro) e foi brilhantemente interpretada pela cantora milanesa Ornella Vanoni. A adaptação da letra para o idioma da terra da bota foi feito pelo compositor Bruno Lauzi.


Lançada comercialmente em 1970 com uma sonoridade bem italiana, L’Appuntamento se tornou um dos maiores sucessos de Ornella. Logicamente, a inserção desta cover na trilha sonora do dirigido por Soderbergh causou um reavivamento da canção na Itália e no Brasil, fazendo com que mais pessoas fossem atrás para descobrir ou relembrar o trabalho de Ornella Vanoni. Tanto foi assim que posteriormente ao filme, o tenor italiano Andrea Bocelli fez sua própria versão para L’Appuntamento, lançado em 2006 em seu disco Amore.


E aqui, finalmente, uma apresentação ao vivo da década 70 de Ornella interpretando L’Appuntamento  no programa Canzonissima da RAI (e todos os elogios para o diretor deste programa e os cameramen que fizeram dessa apresentação ao vivo na época praticamente um videoclipe). 


Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. sempre tive mania de ler encartes de discos e os selos do lp e sempre reparei muito isso nos discos do roberto q minha tia tinha: muitas músicas são versões e ninguém nunca nem sabe ou lembra...

    ResponderExcluir