0382 - Unchain My Heart - Hugh Laurie [2012]


Eu acho particularmente gostoso escrever sobre essas canções clássicas que são pródigas em versões covers, paridas uma atrás da outra. Aqui temos mais uma, Unchain My Heart. O petardo foi escrito por Bobby Sharp e gravado originalmente pela lenda Ray Charles em 1961, como single. A gravação atingiu o nono lugar no chart de singles pop da época e primeiro lugar no de rhythm and blues.

Segundo a gloriosa Wikipedia, o tal Bobby na época estava drogado e vendeu a canção por fifty bucks pro músico de jazz Teddy Powell, o que causou um belo "arranca-rabo" jurídico posterior por direitos autorais - dá pra imaginar o tamanho da bolada em jogo na brincadeira. No fim, o criador da belezura acabou levando a melhor.

Eis a versão de Ray, acompanhado pelo saxofonista David Newman e as famosas Raelettes:


Apesar de todo o sucesso da original, a versão que "cravou" a música no subconsciente da indústria pop foi a cover feita por Joe Cocker e lançada em 1987, num álbum produzido pelo voice-cover-man que levou a mesma no título. Cocker retrabalhou o rhythm and blues original e mandou ver na roupagem pop oitentista pra lá de pasteurizada:


Embora tenha arrebatado multidões, este modesto escriba prefere elencar uma outra (e muita mais recente) versão como a mais apropriada pra constar na nossa lista de Top Covers como a cereja do bolo.

Em 2012, o ator/músico/"médico" Hugh Laurie entrou no histórico Ocean Way Studios e mandou ver nessa belezura que vem logo a seguir. Espirituosa, sarcástica na medida certa, com um arranjo classudo, e capturando a essência da letra escrita pelo "azarado" Bobby.

Esta versão está incluída no mais recente lançamento fonográfico do ex-Dr. House, Didn't It Rain, de 2013. Sucessor do recomendadíssimo Let Them Talk.


Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.