0385 - Casaco Marrom - Belle And Sebastian [2006]

Nos dias de hoje, ostentar se tornou algo pop e a sociedade mundial, infelizmente, tem demonstrado valorizar mais as posses e a imagem. A cultura, a educação e os valores éticos parecem renegados a um segundo plano. Logicamente, o cenário musical é um espelho de tudo isto. Melodias com arranjos bem feitos e letras de conteúdo viraram praticamente reminiscências. As músicas atuais são “produtos da moda”, que vão de "Beijinho no Ombro" à batidinhas eletrônicas repetitivas e tecladinhos pasteurizados para "pagodinhos", "funkices" e "sertanejices".

Não quero ser saudosista e nem parecer démodé (pois sei que sou um chato de marca maior), mas fato é que os MCs usam suas Tommys ou Lacostes para capturar o sucesso, enquanto na década de 60 queríamos apenas vestir um velho casaco marrom e viver a vida realmente, sem ostentações.

Verificando por estes dias o caimento das vestimentas musicais de outrora, canções como Casaco Marrom de 1969, composição de Guarabyra, Renato Correa e Danilo Caymmi, com a sempre afinadíssima interpretação de Evinha (do Trio Esperança), ainda me "caem" muito bem. São verdadeiras "armaduras" contra esta mídia massificada e frívola. Sei que esconder ou fugir das atualidades não é possível, mas, ao menos, contamos ainda com a história para nos ajudar a relembrar canções lindissímas como esta, de pura simplicidade e belos acordes.


Vivemos neste Brasil que parece valorizar mais os bens culturais estrangeiros que seus próprios. Em contra partida, me parece ser cada vez maior a quantidade de estrangeiros que valorizam e resgatam clássicos da música brasileira. Incrivelmente, tenho ouvido nos últimos tempos covers de ótimos artistas internacionais para nossas músicas.

Aqui no 1001 Covers postamos já sobre a versão de Esperanza Spalding para Ponta de Areia do Milton Nascimento e também lembramos da cover da banda Beirut para Leãozinho de Caetano.

Nesta linha, sem medo de entoar versos em português com de um jeito bem escocês, a banda Belle And Sebastian regravou Casaco Marrom para o disco da série Late Night Tales lançado pelo selo independente Night Time Stories em 2006.

Artistas como Flaming Lips, Groove Armada entre outros já gravaram suas coletâneas para esta série – sempre recheada de ótimas covers. Uma característica destas coletâneas é que a última faixa sempre é um áudio de uma estorinha contada pelo próprio artista. No caso da compilação gravada pelo Belle And Sebastian, a estorinha escolhida foi When I Was A Little Girl do escritor inglês David Shrigley.

Mas o ponto alto desta compilação é mesmo a cover de Casaco Marrom. Na "maior humildade", Casaco Marrom ficou incrível na reinterpretação feita pelo Belle And Sebastian, respeitando os arranjos originais e prestando tributo ímpar a esta verdadeira pérola de nossa esquecida música brasileira.


Persiolino

2 comentários:

  1. Olá!
    Encontrei esse blog porque estava procurando alguns vídeos de canções covers, para umas postagem que fiz no meu blog. http://alguns-discursos.blogspot.com.br/2014/03/cover-ou-musica-original.html
    Olhei a lista completa de vocês e achei muito boa! Vou seguir o blog daqui pra frente.
    Se vocês puderem dar uma passadinha no meu e conferirem a postagem, sintam-se a vontade! :D

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo, me emocionei lendo com esse excelente fundo musical... :)

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!