0385 - Casaco Marrom - Belle And Sebastian [2006]


Nos dias de hoje, ostentar se tornou algo pop e a sociedade mundial, infelizmente, tem demonstrado valorizar mais as posses e a imagem. A cultura, a educação e os valores éticos parecem renegados a um segundo plano. Logicamente, o cenário musical é um espelho de tudo isto. Melodias com arranjos bem feitos e letras de conteúdo viraram praticamente reminiscências. As músicas atuais são “produtos da moda”, que vão de "Beijinho no Ombro" à batidinhas eletrônicas repetitivas e tecladinhos pasteurizados para "pagodinhos", "funkices" e "sertanejices".

Não quero ser saudosista e nem parecer démodé (pois sei que sou um chato de marca maior), mas fato é que os MCs usam suas Tommys ou Lacostes para capturar o sucesso, enquanto na década de 60 queríamos apenas vestir um velho casaco marrom e viver a vida realmente, sem ostentações.

Verificando por estes dias o caimento das vestimentas musicais de outrora, canções como Casaco Marrom de 1969, composição de Guarabyra, Renato Correa e Danilo Caymmi, com a sempre afinadíssima interpretação de Evinha (do Trio Esperança), ainda me "caem" muito bem. São verdadeiras "armaduras" contra esta mídia massificada e frívola. Sei que esconder ou fugir das atualidades não é possível, mas, ao menos, contamos ainda com a história para nos ajudar a relembrar canções lindissímas como esta, de pura simplicidade e belos acordes.


Vivemos neste Brasil que parece valorizar mais os bens culturais estrangeiros que seus próprios. Em contra partida, me parece ser cada vez maior a quantidade de estrangeiros que valorizam e resgatam clássicos da música brasileira. Incrivelmente, tenho ouvido nos últimos tempos covers de ótimos artistas internacionais para nossas músicas.

Aqui no 1001 Covers postamos já sobre a versão de Esperanza Spalding para Ponta de Areia do Milton Nascimento e também lembramos da cover da banda Beirut para Leãozinho de Caetano. Nesta linha, sem medo de entoar versos em português com de um jeito bem escocês, a banda Belle And Sebastian regravou Casaco Marrom para o disco da série Late Night Tales lançado pelo selo independente Night Time Stories em 2006.

Artistas como Flaming Lips, Groove Armada entre outros já gravaram suas coletâneas para esta série – sempre recheada de ótimas covers. Uma característica destas coletâneas é que a última faixa sempre é um áudio de uma estorinha contada pelo próprio artista. No caso da compilação gravada pelo Belle And Sebastian, a estorinha escolhida foi When I Was A Little Girl do escritor inglês David Shrigley.

Mas o ponto alto desta compilação é mesmo a cover de Casaco Marrom. Na "maior humildade", Casaco Marrom ficou incrível na reinterpretação feita pelo Belle And Sebastian, respeitando os arranjos originais e prestando tributo ímpar a esta verdadeira pérola de nossa esquecida música brasileira.


Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Olá!
    Encontrei esse blog porque estava procurando alguns vídeos de canções covers, para umas postagem que fiz no meu blog. http://alguns-discursos.blogspot.com.br/2014/03/cover-ou-musica-original.html
    Olhei a lista completa de vocês e achei muito boa! Vou seguir o blog daqui pra frente.
    Se vocês puderem dar uma passadinha no meu e conferirem a postagem, sintam-se a vontade! :D

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo, me emocionei lendo com esse excelente fundo musical... :)

    ResponderExcluir
  3. O tempo passa, mas o que é bom já nasce feito, foi assim comigo, quando penso que mudei retorno aos velhos tempos e realmente sinto a presença da felicidade.
    Tantas marcas importadas, tantas cidades famosas, mas minha Copacabana sempre bem chegada no meu coração quando visto meu casaco marrom que com o tempo ficou guardado. É como o retorno de Jedi.

    ResponderExcluir